29.04.2009

Com apoio do MPSC, Ituporanga ganha parque para atividades socioambientais

Com área de 3,3 hectares, o Parque Ingo Altenburg também servirá como instrumento de educação ambiental e inclusão social. Parte da área e dos equipamentos foi adquirida com recursos de transações penais e ajustamentos de conduta propostos pelas Promotorias de Justiça da Comarca de Ituporanga.
Torre de observação
Trilha ecológica
Viveiros para tratamento de animais
Decks para descanso e atividades educacionais
O Parque Ingo Altenburg foi oficialmente aberto à comunidade de Ituporanga na quinta-feira (23/04). O parque, com área de 3,3 hectares, foi criado para preservar o meio ambiente da região e também para servir como instrumento de educação ambiental e inclusão social. O Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, José Eduardo Orofino da Luz Fontes, representou o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) na solenidade de inauguração.
Parte da área e dos equipamentos do parque foi adquirida com recursos provenientes de transações penais e ajustamentos de conduta (TAC) propostos pelas Promotoria de Justiça da Comarca de Ituporanga. O MPSC destinou ainda, através da Promotoria de Justiça de Itapema, por via judicial, caça-níqueis apreendidos, que foram transformados em totens para informação aos frequentadores do parque.
Administrado pela Fundação Casan (FUCAS) e pela Associação de Proteção Ambiental Mão D'Água, o Parque Ingo Altenburg abriga, em meio à mata, trilhas ecológicas suspensas, torres de observação, lagos e decks para descanso e desenvolvimento de atividades educacionais. O parque conta, ainda, com viveiros para tratamento e recuperação de pássaros e animais de pequeno porte.
A casa-sede do Parque Ingo Altenburg tem três pavimentos e, além das dependências destinadas para serviços administrativos, possui banheiros - inclusive para deficientes físicos - e sala equipada para palestras e apresentações de vídeo com capacidade para 50 pessoas. Outro espaço - a Casa Ingo Altenburg - foi especialmente construído para receber exposições e conta, ainda, com duas salas equipadas para capacitação ambiental.
Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social