06.10.2010

Canal do MPSC no YouTube completa dois anos e inova a comunicação institucional

No último mês, os vídeos do MPSC foram assistidos, em média, por quase 70 pessoas por dia. Desde que o canal foi aberto, foram mais de 23,5 mil exibições: 36,73% dos que assistem aos vídeos têm entre 45 e 54 anos; 32,07% são jovens entre os 13 e os 24 anos de idade.
                 Conheça os vídeos mais assistidos:

  • O que é o Ministério Público? (MPSC defendendo a Sociedade - parte 1)
  • No dia 6 de outubro de 2008, o Ministério Público de Santa Catarina abria o primeiro canal de um órgão do sistema de Justiça brasileiro no YouTube com uma proposta simples e inovadora: usar vídeos para facilitar a comunicação com o cidadão e explicar o trabalho de Procuradores e Promotores de Justiça. Em setembro de 2010, os vídeos produzidos pelo MPSC foram assistidos, em média, por quase 70 pessoas por dia. Desde que o canal foi aberto, foram mais de 23,5 mil exibições. ( Conheça o canal do MPSC no YouTube.)

    O uso do maior portal de compartilhamento de vídeos do mundo foi uma decisão estratégica da Procuradoria-Geral de Justiça devido à popularização da internet como meio de publicação e distribuição de vídeo. As estatísticas geradas pelo canal confirmam que o YouTube deixou de ser um meio que atrai apenas os mais jovens e pode ser uma forma de alcançar públicos de todas as idades. Há um equilíbrio da audiência entre as diferentes faixas etárias: 36,73% das pessoas que assistem aos vídeos no canal do MPSC têm entre 45 e 54 anos; 32,07% são jovens entre os 13 e os 24 anos de idade; 21,76% têm entre 35 e 44 anos; e os internautas com 55 anos ou mais representam 8,62% da audiência. (Clique nos gráficos para ampliar as imagens)

    O canal também foi a primeira iniciativa da administração de adotar uma mídia social como uma ferramenta de comunicação institucional. Ao contrário das mídias tradicionais (rádio, TV, jornais e revistas), o que sustenta as mídias sociais é o compartilhamento de conteúdo e não a exclusividade e a luta pela audiência. Com isso, este tipo de canal tem sido cada vez mais utilizado por organizações para preencher as lacunasque não são atendidas pelos veículos de comunicação. O propósito do Ministério Público de Santa Catarina ao utilizar o YouTube é justamente oferecer informações a respeito de sua atuação que normalmente não são divulgadas pelos telejornais, pois não se enquadram nos critérios de notícia.

    Um exemplo de como o canal do MPSC vem atingindo esse objetivo é o vídeo O Direito à Saúde e o Estatuto do Idoso , com 2min22seg de duração, publicado em 7 de outubro de 2008. É o segundo vídeo mais assistido do canal. Quase 40% de seus espectadores o descobriram na internet procurando respostas sobre o Estatuto do Idoso e sobre o direito à saúde; 26,7% chegaram até o vídeo após assistirem a outros sobre assuntos relacionados e 14,7% o acessam através do ambiente virtual de aprendizagem da Universidade do Estado de Tocantins, como conteúdo das aulas do curso de assistência Social.

    O MPSC defendendo a Sociedade (este vídeo, com quase 10 minutos, foi publicado na íntegra e também em três partes menores, interligadas por links, para facilitar a navegação), é outro exemplo de como o canal é utilizado como fonte de pesquisas sobre o papel do Ministério Público. A primeira parte é o vídeo mais assistido no canal do MPSC: 37,7% dos internautas que o assistem são encaminhados pelas páginas de busca do YouTube e do Google através das palavaras-chave "ministério público" ou das perguntas "como funciona o ministério público?" e "o que é ministério público". Na última segunda-feira (04/10), uma estudante de direito, de 19 anos, deixou o seguinte comentário, na página de exibição da terceira parte do vídeo: "Assisti aos três vídeos e, como sou estudante de direito, os mesmos me ajudaram bastante a esclarecer algumas dúvidas. Estão de parabéns, realmente muito bom!".
    Veja os vídeos mais assistidos:


    Fonte: 
    Coordenadoria de Comunicação Social