24.09.2010

Campanha enfoca a responsabilidade da sociedade no combate ao abuso sexual infantil

Nova campanha do Fórum Catarinense Pelo Fim da Violência e Exploração Sexual Infanto-juvenil, com apoio do MPSC e elaborada pela D/Araújo Comunicação, foi apresentada no dia 24/9, Dia Estadual de Combate à Violência e Exploração Sexual Infanto-juvenil.
Subprocuradora-Geral de Justiça Gladys Afonso assinou protocolo de intenções
Coordenadora do CIJ, Priscilla Albino, falou sobre importância da campanha
Parceiros na divulgação assinaram protocolo de intenções
Representante da D/Araújo mostrou peça da campanha e simulou como se sente uma criança vítima
Uma criança que não tem identidade, introvertida e com medo é o personagem que estará nos veículos de comunicação catarinenses a partir do dia 5 de novembro de 2010, na nova campanha do Fórum Catarinense Pelo Fim da Violência e Exploração Sexual Infanto-juvenil, com apoio do Ministério Público de Santa Catarina e elaborada pela agência D/Araújo Comunicação. Para representar a indiferença e o desconforto que a criança vivencia por ser vítima de abuso sexual, ela será vista pelo público com a cabeça coberta por um saco de papel. Quem vê a imagem experimenta uma sensação de desconforto. Até que uma professora, que na peça publicitária simboliza todo e qualquer cidadão, remove o saco e a criança, livre do incômodo, sai a brincar com os colegas da escola.
A campanha foi apresentada à imprensa nesta sexta-feira, 24 de setembro, Dia Estadual de Combate à Violência e Exploração Sexual Infanto-juvenil, na sede da Fecomércio, na Capital. E a mensagem que vai passar é essa: cabe à sociedade ajudar a remover os sacos de papel que cobrem a cabeça de pelo menos 600 meninos e meninas catarinenses a cada mês, ligando para o disque denúncia 100. São 500 casos de abuso e 100 de exploração sexual infanto-juvenil os registrados mensalmente em Santa Catarina - e estima-se que somente 10% das ocorrências sejam denunciadas. "É muito mais do que uma missão, é uma responsabilidade de todos nós modificar essa realidade", destacou no evento a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do MPSC, Promotora de Justiça Priscilla Linhares Albino.
Para a campanha, a agência D/Araújo produziu cartaz, outdoor, folder, spot para rádio, comercial para a televisão e o site http://www.fimdaviolenciainfantil.com.br/ . Lojas de shoppings centers também vão exibir manequins de crianças e adolescentes com um saco de papel na cabeça em suas vitrines. "É importante ressaltar que, nas peças publicitárias, não há desprezo com essa criança que carrega uma dor, e sim indiferença", frisou Alexandre Guedes, que fez a apresentação das peças e do conceito da campanha junto com a colega Michelle Duarte, ambos da D/Araújo. A agência partiu do princípio de que, se há tantos casos de abuso e exploração sexual por mês, é porque a sociedade está indiferente ao problema e precisa ter sua atenção despertada.
Na solenidade de apresentação também foi firmado um protocolo de intenções entre o Ministério Público, Fórum Catarinense, D/Araújo, Federação do Comércio (Fecomércio), Associação Catarinense de Supermercados (Acats) e Grupo Koerich, para a execução da campanha, por um período de pelo menos seis meses. A Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do MPSC, Procuradora de Justiça Gladys Afonso, destacou a importância de protocolos como esse para a Instituição. "O Ministério Público não tem a pretensão ou quer o monopólio da resolução dos problemas sociais. Sabemos que, sem o apoio da sociedade civil, não vamos conseguir alcançar a solução almejada por todos", afirmou. "Precisamos da ajuda de todos, então vamos nos engajar e divulgar essa campanha o máximo possível", convocou.
"Ficamos muito sensibilizados com o projeto e vamos fazer todo o esforço para divulgá-lo em todas as duas mil lojas de supermercados de Santa Catarina, e não apenas junto aos nossos 600 associados", informou o Presidente da Acats, Adriano Manoel dos Santos. A entidade vai buscar a divulgação da iniciativa em sacolas plásticas, com possibilidade de produzir até 20 milhões de unidades em seis meses, e nos materiais publicitários sobre produtos em ofertas nos estabelecimentos. Pelo Fórum, assinou o protocolo sua Coordenadora, Cláudia Rodrigues de Souza e, pela D/Araújo, assinou o Presidente da agência, Daniel Andrade de Araújo. Os representantes das demais entidades envolvidas também assinarão o documento. "Essa campanha põe em evidência o fenômeno da violência sexual infantojuvenil para que a sociedade possa debatê-lo", destacou a Coordenadora do Fórum.
Alguns dados:
- Santa Catarina registra por mês, em média, 500 casos de abuso e 100 casos de exploração sexual contra crianças e adolescentes;
- 90% dos casos de abuso são cometidos por homens adultos;
- 76% dos casos ocorrem contra meninas, 37% delas com menos de 11 anos;
- a maioria, 90% dos casos, são praticados pelos pais, padrastos ou parentes;
- apenas 30% dos casos deixam vestígios físicos nas vítimas;
- em média, a criança leva oito anos para contar pela primeira vez que foi vítima.
Peças gráficas da campanha:
Anúncio para mídia impressa
Anúncio para mídia impressa
Outdoor
Outdoor
Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC