Cães resgatados de canil clandestino em fiscalização coordenada pelo MPSC estão disponíveis para adoção
Alguns dos 221 cães de diversas "raças" resgatados de um canil clandestino na região rural do bairro Pirabeiraba, em Joinville, já estão disponíveis para adoção. A 21ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joinville acompanha, por meio de um inquérito civil, todo o processo de acolhimento desses animais pelos órgãos públicos e novos tutores.
Na semana passada, o canil foi fechado após uma fiscalização conjunta, liderada pelo MPSC em parceria com a Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Joinville, a Vigilância Sanitária municipal, o CBEA e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Na oportunidade, duas pessoas foram presas em flagrante.
A adoção agora é medida para oferecer aos animais resgatados uma vida digna e livre de sofrimento, em um lar onde possam receber afeto e tratamento adequado, resguardando-lhes a devida proteção, defesa e bem-estar.
Após o resgate, os cães estão passando por avaliação médica veterinária e estão sendo medicados, castrados, chipados, vacinados e encaminhados para lares temporários. Com o tratamento recebido, os animais aos poucos estão sendo disponibilizados para adoção responsável.
A Promotora de Justiça Simone Cristina Schultz, titular da 21ª Promotoria de Justiça, ressalta que, "além de todo o acompanhamento, estamos juntos nesta campanha de adoção como forma de oportunizar aos animais uma vida digna, com acolhimento responsável e afeto dessas novas famílias".
Como adotar
As famílias com interesse em adotar um dos animais resgatados devem registrar o pedido no link https://ouvidoria-form.joinville.sc.gov.br , da Ouvidoria da Prefeitura de Joinville, indicando que a adoção se trata dos cães do suposto canil clandestino.
A gerente do Centro de Bem-Estar Animal (CBEA), Elisabet de Sousa Mendes, explica que ¿serão priorizadas famílias com casa própria para que não haja risco de abandono durante as mudanças¿. Outro fator será a análise das condições da família para fazer o atendimento veterinário dos cães, pois existem alguns que, devido aos inúmeros problemas (físicos e psicológicos) decorrentes dos maus-tratos, precisarão de tratamento intensivo e constante.
Relembre o caso
A fiscalização realizada no dia 20 de março e que resultou no resgate de centenas de animais em situação de maus-tratos foi em decorrência de um inquérito civil instaurado para apurar uma denúncia feita à 21ª Promotoria de Justiça narrando que animais de raça estavam sendo submetidos a situação de maus-tratos em uma área de preservação ambiental. Na operação, 221 animais foram resgatados.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
18/11/2025MPSC apresenta recurso e garante aumento de pena para réus que mataram dois irmãos em Criciúma
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente