13.12.2007

Biblioteca particular do Procurador de Justiça Nuno de Campos é doada ao MPSC

As 226 obras sobre os direitos da infância e adolescência adquiridas pelo Procurador de Justiça aposentado Nuno de Campos ao longo dos últimos 36 anos foram recebidas pelo Procurador-Geral de Justiça, Gercino Gerson Gomes Neto, como doação à Biblioteca do Ministério Público de Santa Catarina.
As 226 obras sobre os direitos da infância e adolescência que foram adquiridas pelo Procurador de Justiça aposentado Nuno de Campos ao longo dos últimos 36 anos foram doadas, no dia 5 de dezembro de 2007, à Biblioteca do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). O Procurador-Geral de Justiça, Gercino Gerson Gomes Neto, recebeu o acervo destacando o desprendimento de Campos e o valor do conjunto de obras que poderá ser agora consultado, não apenas pelos membros do MPSC, mas também pelos servidores, estagiários e por todas as pessoas que estudam na Biblioteca da Instituição.

"É uma satisfação enorme receber de suas mãos esta biblioteca dos direitos da criança e do adolescente, especialmente sabendo de sua dedicação à área", disse Gercino, lembrando que foi seu aluno no curso de Direito na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Nuno de Campos passou a lecionar na UFSC em 1974 e, três anos depois, introduziu no curso de Direito a disciplina "Direito do Menor", propiciando o início do estudo acadêmico sobre os direitos infanto-juvenis. Em razão da doação, Campos recebeu uma placa de homenagem ( foto ), entregue pelo Procurador-Geral de Justiça e pelo Coordenador-Geral do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CIJ), Promotor de Justiça Gilberto Polli - que também foi seu aluno.

A coleção de livros de Campos foi iniciada em 1971, quando ele assumiu a então chamada "Vara do Menor" da Capital, ainda como Promotor de Justiça. Ao recordar o primeiro exemplar adquirido, Campos lembra que, naquele ano, o MPSC não tinha sala própria para atuar junto à "Vara do Menor" e que ele sequer sabia se dispunha do antigo "Código de Menores", substituído posteriormente pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Daquele primeiro livro, a procura por bibliografia relacionada aos direitos da infância e juventude tornou-se um hábito. Muitos dos exemplares doados ao MPSC foram adquiridos em congressos internacionais, como o "Código Del Menor" da Bolívia.

"A doação de Campos é um gesto nobre, desprendido, de trazer ao nosso alcance aqueles livros que lhe serviram, com o cuidado de tê-los encadernado. É um gesto que vai ficar marcado, será perene na Instituição", destacou Gercino. "Fico muito satisfeito que este acervo contribua para o aprimoramento e resolução dos graves problemas que afligem a criança e o adolescente", afirmou Nuno de Campos na solenidade de doação, realizada na Biblioteca do MPSC. Entre as obras doadas, estão a de preferência do doador, "Derecho de menores, teoria geral", de 1997, e a obra rara "La criminalité infantile", de 1906.

Consulta ao acervo

Os 226 livros doados por Nuno de Campos já foram catalogados pela Gerente de Biblioteca, Terezinha Weber, e estão disponíveis na Biblioteca do MPSC, no 3° andar do Edifício-Sede, para consulta no próprio local. A lista de todas as obras da Biblioteca da Instituição pode ser consultada por meio do sistema Bibliopac, acessível pelo Portal do MPSC na Internet.
Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC