Batalhão do Corpo de Bombeiros de Otacílio Costa recebe equipamentos adquiridos pelo Fundo de Penas Alternativas
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) entregou novos conjuntos de proteção individual para o Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Otacílio Costa, com capacetes, calças, jaquetas, botas e balaclavas. Os equipamentos foram adquiridos com recursos oriundos de nove acordos de não persecução penal firmados na comarca, conforme prevê o projeto "Fundo de Penas Alternativas".
A ação é fruto de um termo de cooperação técnica que visa melhorar as condições de trabalho dos profissionais da linha de frente de emergências, como o combate a incêndios. Os valores empregados na compra dos conjuntos provêm de acordos firmados por pessoas que cometeram crimes com pena mínima inferior a quatro anos, sem violência ou ameaça grave, para que os casos fossem arquivados.
O Promotor de Justiça José da Silva Júnior diz que a chegada dos equipamentos à unidade é mais um capítulo vitorioso na parceria histórica entre o Ministério Público e o Corpo de Bombeiros. "Temos a convicção de que estamos contribuindo com o fortalecimento e para a continuidade de um serviço de excelência prestado por esses valorosos profissionais", declarou.
O comandante do batalhão, Sargento Joaquim Roque de Souza, diz que o investimento refletirá diretamente na capacidade de resposta às ocorrências. "Esses equipamentos trarão mais segurança para o nosso efetivo. Só temos que agradecer por essa parceria tão importante", afirmou.
Você sabia?
O Fundo de Penas Alternativas é um projeto do Centro de Apoio Operacional Criminal do MPSC, que permite que Promotores de Justiça destinem recursos provenientes de prestações pecuniárias decorrentes de transações penais, suspensões condicionais e acordos de não persecução penal diretamente para as forças de segurança das suas comarcas. Os valores podem subsidiar ações voltadas ao aparelhamento e à modernização ou para custear despesas necessárias para o bom funcionamento dos órgãos.
O projeto integra um banco de boas práticas vinculado ao Conselho Nacional do Ministério Público, podendo ser replicado em outras unidades do Ministério Público brasileiro.
Plano Geral de Atuação
A destinação de recursos oriundos de medidas despenalizadoras faz parte do Plano Geral de Atuação (PGA) 2024-2025 e visa qualificar a atuação do MPSC na área criminal.
O PGA define as políticas e prioridades institucionais do MPSC a cada biênio. O documento lista, ainda, os principais projetos da Instituição em suas várias frentes de trabalho, como direitos humanos, meio ambiente e moralidade administrativa. O PGA pode ser visto como um recorte das metas do Planejamento Estratégico da Instituição.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
18/11/2025MPSC apresenta recurso e garante aumento de pena para réus que mataram dois irmãos em Criciúma
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente