AVISO DE PAUTA: 1º Seminário Nacional sobre Atuação Resolutiva do Ministério Público é nesta quinta
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) sedia nesta quinta-feira (7) o 1° Seminário de Nacional sobre Atuação Resolutiva do Ministério Público. O evento é promovido pelo Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (NUPIA) do MPSC, em conjunto com o Comitê Permanente Nacional de Fomento à Atuação Resolutiva (CONAFAR) e com a Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público, ambos do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Membros, servidores e estagiários do Ministério Público de todo o Brasil e público em geral participam do seminário. Cerca de 300 pessoas se inscreveram para conhecer experiências sobre resolutividade.
O foco do evento é reafirmar a cultura institucional da resolutividade como padrão ético e jurídico de atuação dos membros do MP brasileiro. A programação se inicia às 9 horas e segue até as 18 horas. Haverá palestras e painéis ao longo do dia.
Confira a programação completa abaixo:
9h - 10h: Abertura
10h - 10h40: Ministério Público resolutivo
Palestrante: Gregório Assagra de Almeida
10h40 - 12h: Painel Resolutividade no CNMP
Painelistas: Alessander Wilckson Cabral Sales, Munique Teixeira Vaz e Mauricio Coentro Pais de Melo
12h - 14h: Intervalo de almoço
14h - 15h30: Painel Resolutividade extrajudicial
Mediador: Leonardo Henrique Marques Lehmann
Painelistas: Analú Librelato Longo, Sirleni Fernandes da Silva e Marcus Aurélio de Freitas Barros
15h30 - 15h45: Debate
15h45 - 16h15: Coffee break
16h15 - 17h45: Painel Resolutividade judicial
Mediadora: Aline Dalle Laste
Painelistas: Lenna Luciana Nunes Daher, Ricardo Schinestsck Rodrigues e Alexandre Amaral Gavronski
17h45 - 18h: Debate
18h - Encerramento
Conheça mais sobre os palestrantes e painelistas
Alexandre Amaral Gavronksi: Procurador Regional da República na 4ª Região. Graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre pela PUC/SP em Direito das Relações Sociais. Professor da Escola Superior do Ministério Público da União. Palestrante convidado de Escolas Superiores e Centros de Formação de vários Ministérios Públicos.
Analú Librelato Longo: Promotora de Justiça do MPSC e Professora de Direito Processual Penal. Mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e especialista em Processo Penal pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
Gregório Assagra de Almeida: Pós-doutor pela Syracuse University, New York, Estados Unidos. Doutor em Direito (2006) e mestre em Direito (2000) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduado em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto (1992). Foi Professor e coordenador do Curso de Mestrado em Proteção dos Direitos Fundamentais da Universidade de Itaúna. Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais.
Lenna Luciana Nunes Daher: Promotora de Justiça do MPDFT. Atua na defesa do patrimônio público e social. Graduada em Direito pela Universidade de Brasília. Mestre em Direito pela Universidade Católica de Brasília. Coordenadora da Subcomissão de Transportes Coletivos da Rede Urbanidade do DF. Integrante do Comitê Permanente Nacional de Fomento à Atuação Resolutiva do CNMP.
Marcus Aurélio de Freitas Barros: Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Doutorando pela Universidad del Paes Vasco/ES. Professor Adjunto IV da UFRN. Professor das pós-graduações da UFRN, Uni-RN, UnP e Esmarn. Promotor de Justiça de Terceira Entrância do Ministério Público Rio Grande do Norte. Ex-coordenador do CEAF/MPRN e Ex-Presidente do Colégio de Diretores de Escolas e CEAFs dos Ministérios Públicos do Brasil (2020).
Mauricio Coentro Pais de Melo: Procurador Regional do Trabalho. Exerceu o cargo de Juiz do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região. Membro Auxiliar da Corregedoria Nacional - Coordenador Substituto da Coordenadoria de Correições e Inspeções.
Munique Teixeira Vaz: Graduada em Direito pela Universidade Federal de Goiás (2001). Especialista em Direito Civil e Direito Processual pela Universidade Católica de Goiás (2007). Mestre em Constituição e Sociedade pelo Instituto Brasileiro de Ensino Desenvolvimento e Pesquisa IDP/DF (2022). Promotora de Justiça no Estado do Tocantins desde 2008.
Ricardo Schinestsck Rodrigues: Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999). Promotor de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público.
Sirleni Fernandes da Silva: Graduada em Direito pela Universidade de São Paulo (2002). Coordena o Núcleo Infância e Juventude do Centro de Apoio Operacional Cível e de Tutela Coletiva - CAO Infância e Juventude e o Núcleo de Incentivo em Práticas Autocompositivas - NUPIA, ambos do Ministério Público do Estado de São Paulo. Tem experiência nas áreas de Direito Público, Direito Penal e Autocomposição.
SERVIÇO
O quê: 1° Seminário de Nacional sobre Atuação Resolutiva do Ministério Público
Quando: Quinta-feira (7), das 9 às 18 horas
Onde: Auditório Promotor de Justiça Luiz Carlos Schmidt de Carvalho (rua Bocaiuva, n. 1792, Centro de Florianópolis) e on-line, via Teams
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
18/11/2025MPSC apresenta recurso e garante aumento de pena para réus que mataram dois irmãos em Criciúma
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente