09.09.2016

Araranguá recebeu Seminário Unindo Forças

O ciclo de palestras já passou por outras seis cidades do Estado. O Seminário visa aprimorar os mecanismos preventivos de combate à corrupção e à improbidade administrativa.
seminário unindo forças

Araranguá foi a sétima cidade do Estado a receber o Seminário Unindo Forças. No encontro que aconteceu na última sexta-feira, dia 09, na sede da Associação de Municípios do Extremo-Sul Catarinense mais de 40 representantes de prefeituras e controladores internos conheceram em detalhes o Programa Unindo Forças, do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que visa fortalecer as Unidades de Controle Interno (UCIs) e impulsionar a atuação administrativa na prevenção e repressão ao ilícito. Esses eventos colaboram para aprimorar o combate à corrupção e à improbidade administrativa, por meio da consolidação de fluxos de informação entre as Unidades de Controle Interno e as Promotorias de Justiça.

As palestras foram divididas em duas etapas. Durante a manhã, foram inicialmente apresentados os objetivos gerais do Programa e os conceitos teóricos de controle interno, seguidos de painéis com depoimentos de Promotores de Justiça, prefeitos e controladores contando as experiências e realidade de cada segmento. No período verspertino, foram realizadas oficinas especiais para controladores ministradas pelos representantes das instituições de controle externo, já traçando perspectivas para adoção de medidas imediatas de fortalecimento das unidades internas.

O coordenador do Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa, Samuel Dal-Farra Naspolini avaliou o encontro como uma das mais produtivas reuniões do Unindo Forças até o momento realizadas: "O elevado nível dos debates pela manhã e os encaminhamentos derivados das oficinas técnicas durante a tarde são um claro indicativo de que todos os envolvidos no Programa, controladores, gestores municipais e Ministério Público, tem muito aganhar com esta iniciativa".

O ciclo de palestras do Programa Unindo Forças conta com o apoio da Rede de Controle da Gestão Pública em SC, e com a participação direta de representantes do CMA/MPSC, Controladoria-Geral da União e Tribunal de Contas do Estado.




Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC