22.10.2007

Apreensão de quase uma tonelada de produtos de origem animal sem inspeção no Oeste

Duas operações simultâneas realizadas em comércios e abates clandestinos nos municípios de Jupiá e Novo Horizonte, no Oeste catarinense, resultaram na apreensão de quase uma tonelada de produtos de origem animal sem inspeção sanitária.

Duas operações simultâneas realizadas em comércios e abates clandestinos nos municípios de Jupiá e Novo Horizonte, no Oeste catarinense, resultaram na apreensão de quase uma tonelada de produtos de origem animal sem inspeção sanitária. A pedido do Promotor de Justiça Eraldo Antunes, médicos veterinários da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Policiais do 8º Pelotão da Polícia Ambiental de Chapecó e Policiais Militares da 5ª Companhia de São Lourenço do Oeste executaram as inspeções no dia 16 de outubro de 2007.

Em Jupiá foram apreendidos 200 quilos de carne moída para salame já temperada, 30,1 quilos de miúdos de suíno, 205,210 quilos de carne suína, 142,825 quilos de banha, 4,520 quilos de salame, 6,500 quilos de recorte de carne suína e 30,000 kg de sebo. Em Novo Horizonte foram recolhidos 23 quilos de carne bovina, 2,200 quilos de carne caprina, 7,500 quilos de carne suína, 147 quilos de banha, 40 quilos de salame e 15 dúzias de ovos, 25 quilos de mel, 20 litros de leite e 11 litros de iogurte.

Todo o alimento apreendido foi inutilizado com a adição de produto químico e enterrado com o auxílio de máquina da Prefeitura. O Promotor de Justiça vai pedir a instauração de inquérito policial para apurar a responsabilidade dos infratores, e cobrar daqueles que querem continuar na atividade adaptação às normas sanitárias e ambientais por meio de termos de ajustamento de condutas (TACs).

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC