Após ação do MPSC, Município de Schroeder tem um ano para garantir acessibilidade nos postos de saúde
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) obteve uma decisão da 2ª Vara da Comarca de Guaramirim, em ação civil pública (ACP), que determina que o Município de Schroeder promova medidas efetivas, no prazo de um ano, para garantir a acessibilidade em oito postos e unidades de saúde da cidade.
Na decisão, o Juízo definiu também que, no prazo de 180 dias, a administração pública de Schroeder deverá elaborar estudos e projetos técnicos para a execução das medidas determinadas.
Conforme relatado na ação civil pública, a falta de acessibilidade nas estruturas de saúde de Schroeder ficou comprovada após uma vistoria que registrou a ausência de sinalização horizontal no interior dos estabelecimentos, de placas de sinalização, de puxadores horizontais nas maçanetas, de barra de apoio nos banheiros, bem como a presença de obstáculos, de sanitários, balcões e demais móveis sem acessibilidade e fora dos padrões, além de outras situações.
A Promotora de Justiça Ana Paula Destri Pavan, titular da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Guaramirim, ressalta que o inquérito civil instaurado para apurar a questão da acessibilidade está em andamento desde o ano de 2016, de modo que o Município já teve tempo suficiente para elaborar, reservar orçamento e executar as reformas necessárias nos postos de saúde.
Ela reforça que, apesar de o Município estar ciente há muito tempo dessas inadequações, não fez nada de efetivo, e até hoje as unidades de saúde não atendem aos padrões de acessibilidade.
Na sentença, o Juízo da 2ª Vara da Comarca de Guaramirim, aponta que as informações e documentos acostados à inicial evidenciam que não foram atendidos alguns dos itens relacionados nas planilhas técnicas utilizadas para a aferição da acessibilidade das unidades de saúde municipais. Com base nisso, as adaptações pleiteadas no presente processo devem ser realizadas pelo ente público, independentemente de previsão orçamentária ou de análise acerca da conveniência ou oportunidade das reformas.
A decisão é passível de recurso. (ACP n. 5000805-72.2022.8.24.0026)
Postos e unidades de saúde a serem adequados
Centro de Saúde Centro: Rua Paulo Jahn, n. 147 - Centro
Estratégia Saúde da Família Schroeder I: Rua Guaramirim, 530 - Schroeder I
Estratégia Saúde da Família Schroeder Rio Hern: Rua Cristiane Zerbin, s/n - Rio Hern
Estratégia Saúde da Família Sossego: Rua Alphons Maria Schmalz, 150 - Centro-Norte
Estratégia Saúde da Família Schroeder III: Rua Marechal Castelo Branco, 7934 - Schroeder III
Estratégia Saúde da Família Centro: Rua Paulo Jahn, 245 - Centro
Estratégia Saúde da Família Centro-Norte: Rua Alphons Maria Schmalz, 150 - Centro-Norte
Núcleo de Apoio à Saúde da Família do Centro: Rua Leona Voigt, 80 - Centro
Últimas notícias
01/04/2026GAECO deflagra Operação Thánatos que apura esquema de corrupção envolvendo servidores da saúde e empresa funerária na Serra catarinense
31/03/2026Mais de 21 anos de prisão para ex-corretor de imóveis denunciado pelo MPSC por aplicar golpes em Penha
31/03/2026MPSC obtém liminar para frear alterações fragmentadas e irregulares na legislação urbanística de Palhoça antes de revisão do Plano Diretor
31/03/2026Recomendação do MPSC leva Município de Celso Ramos a revogar lei sobre contratações temporárias
31/03/2026Educação, cidadania e esporte: Atletas da seleção brasileira de surfe júnior participam de formação com foco no combate à corrupção
31/03/2026Recursos destinados pelo MPSC viabilizam reforma da sala de visitas no Presídio Regional de Tubarão
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste