05.09.2023

Aplicativo SGO, do CyberGAECO de Santa Catarina, será usado também pelo GAECO do Distrito Federal

Quatro Promotores de Justiça e dois servidores do MPDFT estão em Florianópolis para o Treinamento do aplicativo que visa facilitar o trabalho das Operações de busca e apreensão e de prisões
Post

Uma reunião de treinamento marcou o início da cooperação entre o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e o Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT) para a implantação do aplicativo SGO (Sistema Gestor de Operações) no Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) do Distrito Federal. O sistema foi desenvolvido há um ano pelo CyberGAECO de Santa Catarina e agora começa a ser compartilhado com outros órgãos.

Nesta quarta-feira (6/9), o Procurador-Geral de Justiça do MPSC, Fábio Trajano, e o Procurador-Geral de Justiça do MPDFT, Georges Seigneur, assinam o termo de cooperação técnica para a implementação do aplicativo no Distrito Federal.

O SGO é uma ferramenta voltada a agilizar as ações dos GAECOs. Por meio do aplicativo, é possível ter mais celeridade nos procedimentos policiais, padronização na documentação apreendida e garantia de integridade da cadeia de custódia dos objetos apreendidos nas operações.

É mais uma entrega do CyberGAECO ao MPSC, um aplicativo que foi desenvolvido pelos nossos policiais. Ele usa toda a expertise do GAECO do MPSC em operações para o cumprimento de mandados de busca de apreensão e prisão. É um aplicativo que já vem sendo procurado por outros Ministérios Públicos e outras forças policiais que já manifestaram seus intensões em usá-lo, disse o Coordenador Estadual do GAECO do MPSC, Marcio Cota.

Nesta terça, quatro Promotores de Justiça e dois servidores do MPDFT estão em Florianópolis para um treinamento com a equipe do CyberGAECO MPSC. Após essa capacitação, haverá a implementação do aplicativo com a integração da parte técnica do programa.

Para o coordenador do GAECO/DF, Luiz Henrique Ishihara, o software é uma promessa de melhoria significativa no trabalho dos GAECOs em todo o Brasil. Nós buscamos essa tecnologia com Santa Catarina, com o CyberGAECO, que tem um trabalho de excelência na área de softwares, para uma implementação mais eficiente do nosso trabalho no dia a dia das investigações, especialmente nos cumprimentos de mandados de busca e apreensão e nos mandados de prisão, explicou.


Rádio MPSC

Uma reunião de treinamento marcou o início da cooperação entre o MPSC e o MPDFT para implantação do aplicativo SGO - Sistema Gestor de Operações para o GAECO do Distrito Federal. O sistema foi desenvolvido há um ano pelo CyberGAECO de Santa Catarina e agora começa a ser compartilhado com outros estados.Ouça Marcio Cota, Coordenador do GAECO/MPSC, e Luis Henrique Ishihara, Coordenador do GAECO/DF.

Aplicativo SGO, do CyberGAECO de Santa Catarina, será usado também pelo GAECO do Distrito Federal




Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC