Homem é condenado a 12 anos de prisão por matar desafeto em Lages
Uma desavença por conta de um negócio envolvendo um carro terminou em tragédia em Lages. No dia 11 de setembro de 2022, um homem foi assassinado com um tiro dentro da própria casa, no bairro Santa Cândida. Quase um ano e meio depois, o autor do disparo foi julgado e condenado por homicídio qualificado, com base na denúncia oferecida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
A sessão do Tribunal do Júri aconteceu no fórum da comarca, reunindo familiares da vítima e do réu. A acusação foi conduzida pela Promotora de Justiça Rafaela Póvoas Cardozo Lehmann, que atua na área criminal. "Hoje é a última oportunidade que a vítima tem para pedir justiça. Quando o julgamento acabar, ela se calará para sempre", frisou.
Os jurados entenderam que o crime foi praticado por motivo torpe, um mero desentendimento, e isso agravou a pena. O réu foi sentenciado a 12 anos de reclusão em regime inicial fechado e não poderá recorrer em liberdade. Ele está recluso no Presídio Masculino de Lages.
Após o julgamento, a mãe da vítima comentou a dor que sente diariamente. "O autor do crime foi condenado mas continua respirando, ainda pode ver a família e um dia vai sair da cadeia, mas meu filho não volta mais. Ele simplesmente foi arrancado de mim de maneira covarde", desabafou.
Entenda o caso
Segundo consta nos autos, o réu trabalhou na empresa da companheira da vítima e ganhou um carro como pagamento quando foi demitido. Porém, o automóvel valia mais do que ele tinha direito a receber, então ficou acertado que um determinado valor seria devolvido, o que não aconteceu. Esse contexto gerou uma série de discussões, culminando no homicídio. A vítima tinha 32 anos na época dos fatos e deixou três filhos - um deles nasceu após o crime.
"A defesa alegou que o réu agiu em legítima defesa, mas essa tese foi rechaçada, afinal naquela manhã ele foi até a casa da vítima com uma arma de fogo. Saímos satisfeitos e com a sensação de que a justiça foi feita", concluiu a Promotora de Justiça.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
18/11/2025MPSC apresenta recurso e garante aumento de pena para réus que mataram dois irmãos em Criciúma
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente