MPSC em Ação: Novo programete destaca a atuação do Ministério Público de Santa Catarina no combate à violência contra as mulheres

Programete apresenta o trabalho das Promotorias de Justiça especializadas no combate à violência doméstica e familiar contra a mulheres e do NEAVIT – Núcleo de Enfrentamento a Violências e Apoio às Vítimas.

19.12.2025 10:39
Publicado em : 
19/12/25 13:39

Nesta sexta-feira (19/12), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) exibe mais uma edição do programete "MPSC em Ação" na televisão e "Minuto Ministério Público de Santa Catarina" nas rádios. O programete apresenta a atuação das Promotorias de Justiça especializadas no combate à violência contra as mulheres e do NEAVIT – Núcleo de Enfrentamento a Violências e Apoio às Vítimas, recentemente reestruturado. 

O NEAVIT é um núcleo especializado do MPSC que oferece atendimento direto, humanizado e multidisciplinar a vítimas de crimes cometidos com violência ou grave ameaça. O foco é garantir-lhes proteção integral, com escuta qualificada, orientação jurídica e encaminhamento imediato à rede de serviços públicos.    

Ele surge da unificação de três frentes que já trabalhavam com finalidades complementares:   

NEAVID – Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica: voltado ao acolhimento de mulheres em situação de violência doméstica e familiar;  

NAVIT – Núcleo de Atendimento às Vítimas: responsável por oferecer suporte jurídico e psicossocial a vítimas de crimes em geral;  

NECRIM – Núcleo de Enfrentamento ao Racismo e Intolerância.  

Com a criação do NEAVIT, essas iniciativas foram integradas em uma única estrutura, que amplia o alcance e a efetividade do atendimento às vítimas em todo o estado e atua na produção de dados qualificados, fundamentais para a formulação de políticas públicas que impactem diretamente na vida das pessoas, e na articulação com outras instituições para fortalecer ações de prevenção, responsabilização e reparação.   

Nas Promotorias de Justiça especializadas no combate à violência doméstica e familiar, o trabalho é contínuo para interromper ciclos de agressão e assegurar que os autores sejam responsabilizados. Nos casos de feminicídio, as Promotorias de Justiça garantem investigação rigorosa e justiça às famílias.  

Quando uma mulher sofre violência, cada minuto importa. Se você está ou conhece alguém em situação de violência doméstica, busque ajuda. Combater a violência contra as mulheres é um compromisso de todos e missão do Ministério Público de Santa Catarina.  

Assista:

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC