MPSC obtém sentença que obriga Conselho Tutelar de Bombinhas a acompanhar adolescentes em Delegacia
A 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Porto Belo obteve na Justiça uma sentença obrigando o Conselho Tutelar do Município de Bombinhas a acompanhar, na Delegacia de Polícia, crianças e adolescentes que forem conduzidos e liberados pelas autoridades policiais sem os pais ou responsáveis, nos casos em que estes não forem localizados. O Conselheiro Tutelar que se negar a cumprir o chamado da Delegacia de Polícia Civil pode ser multado em R$ 500 e responder pelo crime de desobediência.
Conforme sustentou o Ministério Público, é dever do Conselho Tutelar zelar pelos direitos da criança ou do adolescente e aplicar as medidas de proteção nos casos de ausência, omissão ou abuso dos pais ou responsáveis legais de quem ainda não completou 18 anos.
A sentença confirma a medida liminar que já estava em vigor e antecipa o julgamento do mérito da Ação Civil Pública n. 5001321-78.2021.8.24.0139.
Na ação, a Promotora Lenice Born da Silva ressaltou que o Conselho Tutelar deve "ter a consciência de que toda criança/adolescente é sujeita de direito, independentemente da circunstância em que se encontra". A Promotora argumentou que não há qualquer justificativa que possa ser levantada pelo Conselho Tutelar para o não atendimento e que a indiferença "está causando imenso prejuízo na defesa dos direitos e interesses infantojuvenis e deve ser reparada imediatamente".
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) apurou que, ao ser acionado pela Polícia Civil para acompanhar adolescentes levados à Delegacia, o Conselho Tutelar de Bombinhas negou prestar o atendimento. Em resposta ao ofício do MPSC, o Conselho alegou que "não é sua função", desacatando a recomendação do Ministério Público.
O Juízo seguiu o entendimento do MPSC. O Conselho Tutelar de Bombinhas será obrigado a atender os chamados da autoridade policial sempre que, após as buscas ativas da Polícia Civil, familiares ou responsáveis das crianças ou adolescentes liberados pela autoridade policial não forem localizados.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
19/11/20252º dia do Congresso de Direito Eleitoral aborda fragilidades e desafios de novo Código
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente