Novo episódio do podcast “Educando Cidadãos” debate pilares da democracia

Os convidados Sérgio Renault, presidente e fundador do Instituto Innovare, e Fabrício José Cavalcanti, Promotor de Justiça do MPSC que atua na área da cidadania, trazem reflexões sobre ética, combate à corrupção e o papel de cada cidadão na construção de um futuro melhor. Iniciativa é resultado da parceria entre o MPSC e a Alesc.    

27.11.2025 15:56
Publicado em : 
27/11/25 19:02

Já está disponível nos canais do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e da Assembleia Legislativa (ALESC) no YouTube o mais novo episódio do podcast “Educando Cidadãos”. Nesta quarta edição, os convidados são o advogado e presidente-fundador do Instituto Innovare, Sérgio Renault, e o Promotor de Justiça Fabrício José Cavalcanti, que atua há 27 anos no MPSC. Eles discutem a interação entre três pilares fundamentais da democracia: justiça, cidadania e educação. O podcast é apresentado pela Coordenadora de Comunicação Social do MPSC, jornalista Silvia Pinter. 

Um dos homenageados durante a Semana Estadual de Combate à Corrupção na ALESC este ano, Sérgio Renault aborda o papel do Prêmio Innovare, existente há 21 anos, que identifica, divulga e difunde práticas que contribuem para o aprimoramento da justiça no Brasil. Ele também compartilha experiências na área e destaca a importância do combate à corrupção: 

“É um trabalho permanente. Nós não podemos fechar os olhos, não podemos esmorecer, descansar. Tenho um colega que dizia que o combate à corrupção é como construir a Transamazônica no meio da floresta: de dia você capina, de noite o mato cresce de novo. Então, você tem que continuar permanentemente atacando, porque é uma questão que traz muitos malefícios para a sociedade”, declarou. 

Titular da 30ª Promotoria de Justiça da Capital, com atuação na área da cidadania e dos direitos fundamentais, além de ter experiência em Promotorias de Justiça da área da moralidade administrativa, Fabrício José Cavalcanti divide vivências, desafios e reflexões sobre como fortalecer a cidadania e enfrentar a corrupção: 

“O assunto da corrupção e improbidade tem tudo a ver com cidadania, porque atinge não só a moral da sociedade, não só o ego das pessoas, mas também a questão de recursos públicos e impacta diretamente e principalmente nos direitos fundamentais. Se tem corrupção, vai ser atingida a educação, a saúde, os bens que dizem respeito ao dia a dia dos cidadãos. Combater a corrupção, além de ser uma questão de ética e educação, é também algo que reflete diretamente no buraco da rua, no ônibus que não passa no momento certo. A cidadania é absolutamente impactada com atos de corrupção”, destacou. 

Ao final, os convidados deixam mensagens de reflexão. “Tudo tem que começar pelo exemplo positivo para que as pessoas façam as coisas certas e, para fazer as coisas certas, não precisa do restante da sociedade. Se cada um fizer a sua parte, cumprir suas obrigações, assumir suas responsabilidades... porque direito é direito, tem que ser preservado e sempre cobrado, mas não podemos nos esquecer dos deveres, que também são muito importantes”, enfatizou Cavalcanti. 

Renault complementa: “Que as pessoas acreditem no futuro e não esmoreçam. Uma das coisas mais tristes que às vezes percebemos na sociedade é a juventude sem acreditar que as coisas possam funcionar, melhorar. Acho que faz parte da convivência acreditar que tudo possa funcionar melhor e ser melhor para todos. Os exemplos são fundamentais e, no cotidiano, podemos dar exemplos muito importantes para a juventude e para o bem do país e da sociedade como um todo”. 

Assista ao quarto episódio completo do podcast no canal do MPSC no YouTube.   

O podcast “Educando Cidadãos“ 

Resultado de uma parceria entre o MPSC e a ALESC, o podcast “Educando Cidadãos” tem como objetivo fortalecer a ética, a transparência e a cidadania.  

Assista aos episódios anteriores do podcast nos canais do MPSC e da ALESC no YouTube. 

Sobre o Educando Cidadãos  

O programa “Educando Cidadãos” é uma iniciativa catarinense que busca promover uma cultura de integridade e cooperação social por meio da educação, incentivando a participação ativa dos cidadãos na construção de uma sociedade mais ética e responsável, com foco no combate à corrupção.  

O Educando Cidadãos foi institucionalizado em maio deste ano pelo MPSC. Trata-se de uma evolução da campanha "O que você tem a ver com a corrupção?", idealizada pelo Promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto em 2004. Atualmente, o Educando Cidadãos conta com uma rede de mais de 60 instituições parceiras. 

 

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC