08.10.2009

TAC da suinocultura é tema de evento que ensina produtor rural a proteger o meio ambiente

Cerca de mil suinocultores participaram do Dia de Campo da Suinocultura e Meio Ambiente, evento que ensinou a importância das boas práticas de produção rural e prestou esclarecimentos sobre o TAC proposto pelo MPSC.

A importância da adoção de boas práticas de produção - com respeito ao meio ambiente - e o esclarecimento sobre os pontos do Termo de Ajustamento de Conduta da Suinocultura proposto pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) foram os temas do Dia de Campo da Suinocultura e Meio Ambiente, evento promovido pelo Comitê Regional da Suinocultura da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC) nos dias 7 e 8 outubro, na área da Tecnoeste, no município de Concórdia.
Os cerca de mil suinocultores que participaram do evento foram divididos em dois grupos. O primeiro grupo - formado por suinocultores de Arvoredo, Ipumirim, Itá, Lindóia do Sul, Paial, Seara e Xavantina - participou no evento na quarta-feira (7/10). Já o segundo grupo - formado pelos suinocultores dos municípios de Alto Bela Vista, Capinzal, Concórdia, Ipira, Irani, Jaborá, Lacerdópolis, Piritiba, Piratuba, Presidente Castelo Branco e Ouro - recebeu os ensinamentos nesta quinta-feira.
Os suinocultores fizeram rodízio em dez estações, nas quais receberam informações teóricas e práticas sobre diversos temas, como mata ciliar (geral e técnicas de recuperação); uso racional da água na suinocultura; aproveitamento da água da chuva (cisternas); uso dos dejetos como fertilizante; aplicação dos dejetos no solo; biodigestor; e leito de compostagem. Em uma das estações, os Promotores de Justiça Alessandro Rodrigo Argenta, da Comarca de de Ipumirim e Giovanni Andrei Franzoni Gil, da Comarca de Concórdia, tiraram as dúvidas dos produtores rurais sobre o TAC.
Para o Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do MPSC, Promotor de Justiça Luís Eduardo Couto de Oliveira Souto, "a realização do evento demonstra a mobilização dos suinocultores e do Comitê Regional no cumprimento do TAC AMAUC, firmado com o Ministério Público em 2004 e renovado em 2008, e o sucesso do trabalho na melhoria da qualidade ambiental e social da região".
O Dia de Campo da Suinocultura e Meio Ambiente contou com o apoio do Ministério Público de Santa Catarina, da EPAGRI, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e da EMBRAPA.


Leia também:


Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC