14.08.2007

Procurador-Geral de Justiça apresenta nova proposta para o planejamento estratégico do MPSC

Uma proposta para a implementação do planejamento estratégico do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) foi apresentada, no dia 2 de maio, pelo Procurador-Geral de Justiça, Gercino Gerson Gomes Neto, aos Coordenadores dos Centros de Apoio Operacional da Instituição. O trabalho vai aliar o planejamento administrativo do MPSC ao Plano Geral de Atuação (PGA).

Uma proposta para a implementação do planejamento estratégico do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) foi apresentada, no dia 2 de maio, pelo Procurador-Geral de Justiça, Gercino Gerson Gomes Neto, aos Coordenadores dos Centros de Apoio Operacional da Instituição. Ao introduzir o trabalho aos presentes, Gercino destacou o ineditismo da proposta, que vai aliar o planejamento administrativo do MPSC ao Plano Geral de Atuação (PGA). "Estamos saindo de um planejamento estratégico que era da Administração Superior para compartilhar com os membros do Ministério Público, trazendo aos Procuradores, Procuradoras, Promotores e Promotoras de Justiça a realidade e as dificuldades, e também a responsabilidade de decidir os destinos da Instituição", explicou.

O trabalho está sendo conduzido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), pela Coordenadoria-Geral dos Órgãos e Serviços Auxiliares de Apoio Técnico e Administrativo (COGER) e pela Coordenadoria de Planejamento e Estratégias Organizacionais (COPEO), e foi apresentado aos Coordenadores dos Centros de Apoio pelo Diretor do CEAF, Promotor de Justiça Gustavo Mereles Ruiz Diaz, e pelo Coordenador-Geral dos Órgãos e Serviços Auxiliares, Adauto Viccari Júnior. "Os Coordenadores serão fundamentais nesta proposta, que visa ao planejamento descentralizado, promovendo a mediação com as Comarcas", destacou Diaz. "Será a integração do planejamento que a Instituição já fazia pelo PGA com o planejamento exigido dos órgãos públicos em lei", complementou Viccari Júnior.

O planejamento será debatido com base no Plano Plurianual (PPA), nas prioridades da Instituição em diretrizes orçamentárias e na Lei do Orçamento Anual. O Procurador-Geral de Justiça anunciou que, nos meses de maio e junho de 2007, serão realizados encontros regionais com os membros do Ministério Público, seguindo a divisão geográfica estabelecida pelo Conselho Consultivo de Políticas e Prioridades Institucionais (CCPPI), a fim de que a classe possa participar das decisões.

Os debates já se iniciam neste mês, conforme explicou Gercino, por se tratar do período estabelecido para a formulação do planejamento previsto em lei. "Precisamos aproveitar o momento para colher as sugestões", afirmou. Na reunião que foi realizada no auditório do 9° andar da Procuradoria-Geral de Justiça, os Coordenadores conheceram a metodologia a ser implementada e os princípios básicos do trabalho, que serão transparência, participação, integração e cooperação.

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC