03.04.2008

Órgãos de defesa do consumidor propõem recall à Volkswagen do modelo Fox

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça, os Ministérios Públicos de São Paulo, Santa Catarina e Bahia, o Ministério Público Federal e Procon de São Paulo propuseram, no dia 2 de abril de 2008,  à Volkswagen ajustamento de conduta, incluindo a obrigatoriedade de um recall -  a convocação dos proprietários para fazer o reparo necessário dos veículos e evitar novos danos.
O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça, os Ministérios Públicos de São Paulo, Santa Catarina e Bahia, o Ministério Público Federal e Procon de São Paulo propuseram, no dia 2 de abril de 2008,  à Volkswagen ajustamento de conduta, incluindo a obrigatoriedade de um recall -  a convocação dos proprietários dos modelos Fox  fabricados a partir de 2003 para fazer o reparo necessário dos veículos e evitar novos danos a clientes. Os órgãos investigam as denúncias de que o manuseio do banco traseiro do Fox teria causado a mutilação de parte de um dedo de usuários.
A empresa deverá promover a convocação dos clientes por meio de anúncios na televisão, rádio e jornais, além de enviar correspondências a todos os proprietários de modelos Fox fabricados a partir de 2003, conforme prevê o artigo 10 do Código de Defesa do Consumidor (CDC). A Volkswagen deverá se pronunciar em dez dias. As medidas necessárias à defesa do consumidor pela empresa Volkswagen do Brasil foram definidas no dia 2 de abril.   A medida não tem qualquer interferência nas ações ajuizadas de reparação de danos que já estão em trâmite ou que ainda podem ser ajuizadas.
Fonte: 
Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Justiça