21.09.2005

Oito princípios norteiam atividade legislativa, defende Callado em seu novo livro

O Procurador de Justiça Gilberto Callado de Oliveira, Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Controle da Constitucionalidade do Ministério Público e Doutor em Direito pela Universidade de Navarra (Espanha), vai lançar pela editora Obra Jurídica sua nova produção literária intitulada "Princípios Básicos de Política Jurídica"

Os legisladores brasileiros, em todas as esferas de atuação, têm agora uma boa oportunidade para entender um pouco mais sobre os princípios que norteiam a atividade normativa. O Procurador de Justiça Gilberto Callado de Oliveira, Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Controle da Constitucionalidade do Ministério Público e Doutor em Direito pela Universidade de Navarra (Espanha), vai lançar pela editora Obra Jurídica sua nova produção literária intitulada "Princípios Básicos de Política Jurídica", prefaciado por Bertrand de Orleans e Bragança.

Callado colaciona oito princípios que deveriam ser seguidos no exercício da atividade normativa, servindo de premissas de grande envergadura a conduzir o legislador. "São princípios referenciais, pressupostos fundantes e necessários da própria instrumentalidade juspolítica (política do direito). Sem eles a política jurídica não operaria cientificamente, pois alguns são por excelência a própria condições de possibilidade de conhecimento científico", explica Callado, referindo-se aos seguintes pilares: princípio da racionalidade, princípio da natureza das coisas, princípio da moralidade, princípio da utilidade comum, princípio da justiça, princípio da subsidiariedade, princípio dos meios obstantes à violação da norma e princípio da dignidade humana.

Lançamento

O lançamento do livro será às 19 horas do dia 24 de setembro, no Hotel Jurerê Beach Village. Callado é professor da Universidade do Vale do Itajaí e da Escola de Preparação e Aperfeiçoamento do Ministério Público de Santa Catarina, é membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e da Academia Catarinense de Filosofia, e presidente do Círculo Monárquico Nossa Senhora do Desterro

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social