24.03.2008

Nova etapa da campanha contra a corrupção pretende mobilizar toda a sociedade brasileira

O dia 16 de março, quando a campanha "O que você tem a ver com a corrupção?" será lançada para todo o País, pretende ser o início de um programa de mobilização nacional contra este crime que atinge as diferentes esferas da sociedade, tanto no âmbito governamental quanto na iniciativa privada.
O dia 16 de março, quando a campanha "O que você tem a ver com a corrupção?" será lançada para todo o País, pretende ser o início de um programa de mobilização nacional contra este crime que atinge as diferentes esferas da sociedade, tanto no âmbito governamental quanto na iniciativa privada. A solenidade ocorrerá em Brasília no auditório da sede do Ministério Público do Distrito Federal. Atores e autoridades usarão a camisa da campanha, num ato simbólico de engajamento ao combate a um mal que custa aos brasileiros cerca de R$ 1,5 bilhão de reais por ano, segundo um levantamento do Instituto Econômico Suíço feito em 2007.

O vídeo da campanha já é exibido nacionalmente desde o dia 15 de janeiro deste ano pela Rede Globo, uma das apoiadoras do projeto. A iniciativa do Ministério Público de Santa Catarina foi encampada pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) e pelo Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça (CNPG) e conta, ainda, com a parceria da Companhia Vale do Rio Doce, Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), Instituto Rui Barbosa, Instituto Innovare, Associação dos Magistrados Brasileiros e Confederação Maçônica do Brasil.

O presidente da CONAMP, José Carlos Cosenzo, entende que o espírito da campanha representa o ideal perseguido pelo Ministério Público para combater "esta tragédia que assola de forma endêmica o País". Ele acredita que "apenas a educação e a conscientização são eficazes para acabar com a corrupção, e toda a classe do Ministério Público deve se engajar nesta luta."

Para Cosenzo, a campanha significa, ainda, o resgate das origens do MP que, ele lembra, atua como fiscal das instituições e representante dos direitos conquistados pela sociedade democrática. Por isso, segundo o Procurador de Justiça, a CONAMP encampou a campanha: "uma idéia que, por representar o objetivo do MP de atuar lado a lado com a sociedade pela cidadania, não poderia ficar restrita a apenas um estado da Federação."

"O que você tem a ver com a Corrupção?" foi criada para atingir principalmente as crianças e adolescentes, mas acabou sensibilizando as diferentes camadas da população em Santa Catarina, Estado onde a campanha nasceu, em 2004. A aceitação da mensagem, que inicialmente era veiculada apenas no município de Chapecó, no Oeste do estado, se deve justamente à conscientização de que a corrupção não é um problema apenas da classe política ou da administração pública.

"O mote da campanha é bem esse. Chamar a atenção de cada cidadão, conscientizando-o sobre a corrupção e deixando claro que ela está presente no cotidiano de muitas pessoas", explica o Procurador-Geral de Justiça de Santa Catarina, Promotor de Justiça Gercino Gerson Gomes Neto. "Não é apenas a corrupção política, mas qualquer forma de corrupção, que leva a esta sensação de tolerância com a corrupção: como furar a fila, colar na prova e tal...", complementa.

Cerimônia simbolizará o envolvimento de toda a sociedade

Além de marcar o início da etapa nacional da campanha, a solenidade pretende mostrar a necessidade de que a corrupção seja combatida por toda a sociedade. Para isso, atores e personalidades reconhecidas em todo o território brasileiro por sua luta pelos direitos do cidadão e por sua participação em programas sociais serão os mestres de cerimônia e falarão, juntamente com integrantes do Ministério Público.

O Presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça (CNPG), Marfan Martins Vieira, que é Procurador-Geral de Justiça do Rio de Janeiro, e o Presidente da Associação Nacional dos membros do Ministério Público (CONAMP), falarão em nome do MP dos Estados e da União. Todos estarão com a camisa da campanha e encerrarão as suas mensagens com a expressão "Eu visto esta camisa".

Portais dos Ministérios Públicos estaduais receberão denúncias dos cidadãos

Nesta nova etapa, o objetivo é conquistar o apoio dos veículos de comunicação com abrangência nacional e, em um segundo momento, facilitar ao cidadão o envio de denúncias de corrupção. A Rede Globo é o primeiro grupo de comunicação a tornar-se parceiro da iniciativa, mas, segundo o Promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto, do MPSC, idealizador da campanha, a meta é conseguir a colaboração de todo o grupo ou empresa jornalística para divulgar a idéia.

Para tornar ainda mais efetiva a ação do Ministério Público nos Estados, outra idéia que deve ser implantada é a abertura de um canal direto com o cidadão para o recebimento de denúncias. Segundo o que ficou acertado com o CNPG, os portais dos MPs estaduais abrirão um link em que qualquer pessoa poderá preencher um formulário para denunciar casos suspeitos de corrupção.


Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social