;

Nos Jogos Abertos, NEAVIT debate prevenção e combate à violência no âmbito do esporte

Palestra em Chapecó reuniu a comunidade esportiva e ocorreu como parte da programação da 64ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina, com apoio da Fesporte e da Prefeitura.  

25.11.2025 19:05
Publicado em : 
25/11/25 10:05

Em Chapecó, nesta terça-feira (25/11), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio do Núcleo de Enfrentamento a Violências e Apoio às Vítimas (NEAVIT), promoveu um debate que integrou a programação dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). No evento, Promotores de Justiça apresentaram a atuação do NEAVIT para dirigentes, técnicos, árbitros e atletas que se reuniram no auditório da Prefeitura de Chapecó. O município sedia a 64ª edição do Jasc, que se iniciou em 18 de novembro e se estende até o próximo sábado (29).  

 

O debate foi realizado com a intenção de aproximar o Ministério Público da comunidade esportiva catarinense, promovendo informação e conscientização sobre formas de violência que podem ocorrer dentro e fora do esporte. A atividade foi conduzida pelos Promotores de Justiça Caroline Sartori Velloso Martinelli (Secretária-Geral do MPSC), Bruno Poerschke Vieira (Coordenador Estadual do NEAVIT) e Felipe Nery Alberti de Almeida (Coordenador Regional do NEAVIT em Chapecó). O Presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Jeferson Ramos Batista, e o Chefe de Gabinete da entidade, Flávio Sérgio Pscheidt, também integraram o debate.  

 

Além da explanação sobre como o NEAVIT atua no acompanhamento das vítimas, os membros do MPSC apresentaram um panorama com dados de diferentes formas de violência em Santa Catarina e ações para prevenir, conscientizar e combater. Coordenador Estadual do NEAVIT, o Promotor de Justiça Bruno Poerschke Vieira, que é titular da Comarca de Maravilha, destacou a importância de garantir acolhimento e amparo para as vítimas. “Hoje tivemos a oportunidade de abordar a violência no campo esportivo e na sociedade como um todo, em suas diversas formas: física, sexual, moral, patrimonial, psicológica. Aqui em Chapecó, no Jasc, estamos abrindo portas para levar esse debate para diferentes regiões do nosso estado, em parceria com a Fesporte”, esclareceu o Promotor de Justiça, que tem afinidade com a área do esporte como ex-atleta de basquetebol.  

 

Os participantes da palestra receberam um material informativo apontando 14 direitos de vítimas de violência no âmbito do esporte e como atletas e paratletas que sofreram ou sofrem violência podem buscar orientação para garantir direito à informação, proteção, reparação e assistência jurídica. O material traz, ainda, o e-mail e o telefone do NEAVIT nos municípios que contam com coordenação regional: Florianópolis, Brusque, Criciúma, Lages, Itajaí, Joinville, Rio do Sul, Chapecó e Blumenau.   

 

Em Chapecó, o núcleo conta com a Coordenação Regional do Promotor de Justiça Felipe Nery Alberti de Almeida, titular da 3ª Promotoria de Justiça da comarca. Em sua exposição, ele contextualizou dados e explicou como a Instituição atua em diferentes frentes. “É fundamental para o Ministério Público estar presente em eventos como o Jasc, para promover um debate atento às demandas e aberto para diferentes segmentos da sociedade”, definiu.  

 

A Promotora de Justiça Caroline Sartori Velloso Martinelli, Secretária-Geral do Ministério Público, também ressaltou a importância do debate. “Como ex-atleta, eu fico muito satisfeita de poder fazer a ponte entre esses dois espaços: a instituição do Ministério Público e o esporte. Vestir a camiseta de um clube, representar o município em uma competição, traz uma sensação única de pertencimento. Na quadra, no campo, nas piscinas, nos tatames, nós desenvolvemos emoções que podem nos acompanhar por toda a vida. Por isso, é de extrema importância construir ambientes seguros para a prática esportiva e atuar para que cada vez mais o esporte seja um espaço livre de opressão e violência”, sinalizou.  
 

 

O NEAVIT  

O Núcleo de Enfrentamento a Violências e Apoio às Vítimas do MPSC tem como objetivo assegurar às vítimas apoio humanizado, acompanhamento, informação, orientação jurídica, proteção e encaminhamento psicossocial. Para isso, o NEAVIT conta com a cooperação de diversos órgãos e instituições, atuando em rede.  

Além do MPSC, compõem o núcleo a Ordem dos Advogados do Brasil, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, a Polícia Militar de Santa Catarina, a Polícia Civil, a Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social. 

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC - Correspondente Regional de Chapecó