21.09.2007

Na avaliação de membros e servidores, clima organizacional é bom e grau de realização pessoal no trabalho é altíssimo

O grau de realização pessoal pelo trabalho exercido na Instituição obteve o conceito altíssimo (80-100) entre membros e colaboradores do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), de acordo com a pesquisa de clima organizacional aplicada pela Coordenadoria-Geral dos Órgãos e Serviços Auxiliares de Apoio Técnico e Administrativo (COGER), por meio da intranet. O tópico registrou as médias de 80,83 entre os membros e de 80,89 entre os colaboradores que responderam a consulta. O próprio clima organizacional (média de todos os tópicos) atingiu o conceito bom (60-80) pelos membros e servidores, sendo que estes atribuíram a média de 78,49 e aqueles, a média 74,04.

O grau de realização pessoal pelo trabalho exercido na Instituição obteve o conceito altíssimo (80-100) entre membros e colaboradores do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), de acordo com a pesquisa de clima organizacional aplicada pela Coordenadoria-Geral dos Órgãos e Serviços Auxiliares de Apoio Técnico e Administrativo (COGER), por meio da intranet. O tópico registrou as médias de 80,83 entre os membros e de 80,89 entre os colaboradores que responderam a consulta. O próprio clima organizacional (média de todos os tópicos) atingiu o conceito bom (60-80) pelos membros e servidores, sendo que estes atribuíram a média de 78,49 e aqueles, a média 74,04.

O relatório com a análise dos dados colhidos ao final de 2006 foi concluído em fevereiro de 2007 pela COGER. O Procurador-Geral de Justiça, Pedro Sérgio Steil, considera extremamente positivos os resultados da pesquisa sobre o clima organizacional, que é inédita e teve expressiva participação de quase 90% dos membros e colaboradores do Ministério Público catarinense.

"Na verdade, o Ministério Público é essencialmente uma instituição prestadora de serviços, razão pela qual tem em seu capital humano (membros, servidores, estagiários e colaboradores) seu mais valioso patrimônio. Por isso, com muita satisfação, verifico que a motivação e a satisfação pessoais, bem como a organização e as condições de trabalho, mereceram ótimas avaliações, tanto por parte dos membros quanto dos servidores", avalia Steil. "Também merece destaque o fato de que a imagem e a avaliação do MPSC obtiveram excelentes índices, refletindo positivamente o desempenho da Instituição, em face das demandas sociais dos catarinenses", complementa o Procurador-Geral de Justiça.

Entre os servidores, foram incluídos contratados, bolsistas e estagiários e o preenchimento do formulário foi voluntário para todos os participantes da consulta. Entre os membros, 78% responderam, entre os quais o tópico que mereceu melhor avaliação da classe foi o de Imagem e Avaliação do MPSC, para o qual foi atribuída nota média de 79,99. Entre os servidores, 98% responderam. O tópico Relacionamento Interpessoal com Colegas e Gerências recebeu a melhor avaliação, com nota média de 86,89. Cada nota foi atribuída a partir de uma escala de 0 a 100, com intervalos de 0-20, 20-40, 40-60, 60-80 e 80-100, para definição de parâmetros.

Percepção comum

A pesquisa atende a um dos objetivos estratégicos da Instituição previsto no Plano Geral de Atuação (PGA), que almeja o aumento da eficiência administrativa por meio da capacitação e formação de recursos humanos e também estimular a atuação e proporcionar o desenvolvimento de estudos e conhecimentos nas áreas estratégicas. O relatório da pesquisa confirmou que os membros e servidores têm uma grande preocupação em aumentar sua capacitação e treinamento, aumentar o reconhecimento do seu trabalho pelos colegas e melhorar a relação entre trabalho e quantidade de servidores.

O levantamento mostrou ainda que os membros e colaboradores do Ministério Público percebem o reconhecimento da sociedade à atuação da Instituição e têm orgulho disso. Para os membros, a imagem que o MPSC tem perante a sociedade alcançou nota 83,08, e seu sentimento de orgulho com a imagem pública da Instituição alcançou nota 84,07. Para os servidores, a imagem que o MPSC tem perante a sociedade mereceu nota 85,23 e seu sentimento de orgulho com a imagem pública da Instituição recebeu nota 85,92.

A nota média atribuída à motivação gerada pelo trabalho no MPSC foi de 81,75 pelos membros e de 82,32 entre os servidores. Ferramenta de gestão estratégica, a pesquisa analisa a interação da organização com seu ambiente e o estado de satisfação-insatisfação das pessoas. A partir dos resultados serão propostos programas e atividades para atender as solicitações de melhoria formuladas por membros e servidores.
Redação :
Coordenadoria de Comunicação Social

Fonte: