MPSC vence Prêmio Innovare com a campanha O que você tem a ver com a corrupção
A campanha "O que você tem a ver com a corrupção?", do Ministério Público de Santa Catarina, foi a vencedora do Prêmio Innovare, na categoria "Ministério Público". A premiação ocorreu no dia 13 de dezembro, às 11 horas, em solenidade em Brasília/DF, no salão principal do Blue Tree Park Hotel. O Prêmio Innovare é uma realização conjunta da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas - FGV Direito Rio, da Associação dos Magistrados Brasileiros - AMB, do Ministério da Justiça, através da Secretaria de Reforma do Judiciário, e do Ministério Público, com apoio da Companhia Vale do Rio Doce.
A iniciativa da campanha é do Promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto (à época em Chapecó, atualmente em Joinville), desenvolvida com a participação direta do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó), do Projeto de Extensão Comunitária Jurídica (PECJur/Unochapecó), com a colaboração espontânea da agência T12 de Chapecó, auxiliada pelas produtoras Via Brasil e Casa na Árvore, e com o apoio da Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP) e da RBS TV.
O Prêmio Innovare foi criado para identificar, premiar, sistematizar e disseminar práticas pioneiras e bem-sucedidas do Poder Judiciário e do Ministério Público, que estejam contribuindo para a modernização, desburocratização, melhoria da qualidade e eficiência dos serviços da Justiça. Os critérios são eficiência, qualidade, criatividade, exportabilidade, satisfação do usuário, alcance social e desburocratização, e as categorias são Ministério Público, Tribunal, Juizados Especiais e Juiz Individual.
Entre 2004 e 2005 a campanha foi veiculada nos cinemas e na televisão por meio de audiovisuais, e nas escolas de Santa Catarina por meio de cartilhas e da exibição de vídeos. "O que você tem a ver com a corrupção?" tem caráter educativo dirigido a crianças e adolescentes. O objetivo é incentivá-los a agir sempre com honestidade e transparência, partindo do princípio de que o caráter de uma pessoa é formado por atitudes do dia-a-dia. O audiovisual mostra, entre os exemplos de corrupção, a prática de tentar levar vantagem em tudo, aplicada até mesmo quando uma pessoa "fura" filas.
Para ver a animação da campanha:
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