MPSC sedia encontro nacional da rede de laboratórios de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro
O Ministério Público de Santa Catarina sediará o 12º Encontro Nacional da Rede de Laboratórios de Tecnologia no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (LAB-LD). O evento ocorre durante todo o dia desta quinta-feira e sexta-feira, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis.
Durante o encontro, a Coordenação da Rede-LAb apresentará os resultados das atividades de 2018 e definirá as ações para 2019. O MPSC passou a integrar a Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia (Rede LAB) do Ministério da Justiça em outubro de 2015.
"O LAB-LD é um órgão de apoio da área de investigação técnica de análise bancária, patrimonial e de vínculo. Esse trabalho serve como subsídio para comprovação da materialidade do crime de corrupção e de lavagem de dinheiro", afirma o coordenador do LAB-LD do Centro de Apoio Operacional Técnico (CAT) do MPSC, Promotor de Justiça João Carlos Teixeira Joaquim, um dos integrantes do comitê gestor da Rede LAB.
O coordenador do CAT apresentará durante o encontro nacional alguns dashboards (painéis) do Portal do Promotor, desenvolvido pelo MPSC, para auxiliar nas investigações contra a corrupção e a lavagem de dinheiro.
Na sexta-feira, também haverá palestras sobre metodologia de análise de relatórios de inteligência financeira do COAF pelo agente da Polícia Federal Roberto Zaina; sobre o uso de tecnologia no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro pelo Promotor de Justiça Octávio Neto (MPPB); e os Procuradores da República Roberson Pozzobon e Júlio Noronha falarão sobre técnicas de investigação contra a corrupção tendo como case a operação Lava Jato.
Comitê Gestor do LAB-LD avalia ações e define metas para 2019
O comitê gestor da Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) se reuniu, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), em Florianópolis, nesta quarta-feira (17/10), para definir os requisitos para a eleição do comitê e para avaliar as ações futuras e as que já estão em andamento. A reunião antecede o Encontro Nacional da Rede LAB-LD.
Durante a reunião, o comitê gestor avaliou as ações empreendidas ao longo de 2018 pelos integrantes do comitê. Compõem o comitê gestor representantes do Ministério Público de quatro estados da Federação (Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Espírito Santo), Polícias Civis de quatro estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Sergipe e Bahia), um representante do Ministério Público da União e um representante de um Órgão Federal.
O MPSC junto com a Polícia Civil do Rio de Janeiro desenvolveu, por exemplo, medidas para padronizar níveis de estrutura das unidades LAB-LD, visando estabelecer padrões de fluxo de trabalho, quantificação e qualificação de recursos humanos, materiais, tecnológicos e os produtos: padrão inicial, intermediário e avançado.
Os relatórios das ações desse ano serão apresentados durante o Encontro Nacional da Rede LAB-LB, assim como serão avaliadas as atividades que devem ser desenvolvidas pelo comitê gestor durante o ano de 2019.
Rede LAB
A Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia (Rede LAB) é o conjunto de Laboratórios de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro instalados no Brasil. Criada em 2009, sua principal característica é o compartilhamento de experiências, técnicas e soluções voltadas para a análise de dados financeiros, e, também, para a detecção da prática da lavagem de dinheiro, corrupção e crimes relacionados.
A ideia do laboratório surgiu da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), em 2006. O primeiro LAB-LD foi instalado no Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional da Secretaria Nacional de Justiça (DRCI/SNJ/MJ), em 2007, órgão gestor da Rede LAB que atualmente conta com 64 LABs, sendo 58 integrantes, com 43 inaugurados e 15 em fase de instalação. Além de seis órgãos federais parceiros.
VÍDEOS
O que é lavagem de dinheiro?
O coordenador da REDE LAB-LD, Leonardo Terra, explica o que é a lavagem de dinheiro.
O que é a REDE LAB-LD?
O coordenador da REDE LAB-LD, Leonardo Terra, fala sobre o conjunto de Laboratórios de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro instalados no Brasil.
O que é um LAB-LD?
O coordenador da REDE LAB-LD, Leonardo Terra, explica o trabalho dos Laboratórios de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro instalados no Brasil.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
19/11/20252º dia do Congresso de Direito Eleitoral aborda fragilidades e desafios de novo Código
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente