MPSC recebe prêmio por Gestão Ambiental
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) recebeu o Prêmio Fritz Müller na categoria Gestão Ambiental. O troféu foi entregue à Instituição por conta do trabalho realizado no projeto "Portal do Promotor de Justiça Ambiental". A solenidade promovida pela Fundação do Meio Ambiente (FATMA) ocorreu na quinta-feira (08/12), na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis.
Representaram o Ministério Público Catarinense na premiação o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Fábio de Souza Trajano, e o Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CME), Promotor de Justiça Paulo Antonio Locatelli.
O Coordenador do CME, Promotor de Justiça Paulo Antonio Locatelli, destaca que a premiação reconhece o trabalho realizado pelo MPSC na estruturação do portal, que aglutina diversas informações oriundas de órgãos públicos e privados em um único sistema integrado. "O Portal do Promotor de Justiça Ambiental otimiza e facilita o acesso à informação aos Promotores para que eles possam agir em prol do nosso meio ambiente e da nossa sociedade", afirmou Locatelli.
O Prêmio, que está em sua 18ª edição, visa homenagear corporações e órgãos públicos que desenvolvem ações de destaque na área ambiental. As instituições encaminham os projetos desenvolvidos para a Fatma e eles são avaliados em inovação, criatividade e retorno ambiental.
Portal do Promotor de Justiça
O projeto "Portal do Promotor" é liderado pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais e desenvolvido pelos Centros de Apoio Operacional, Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COTEC) e pela Coordenadoria de Informação Social (COINFO), reunindo dados da Fundação do Meio Ambiente (FATMA, da Polícia Militar, do Tribunal de Contas do Estado e das Secretarias de Segurança Pública, Educação, Saúde, Fazenda e Assistência Social. Como contrapartida, esses órgãos podem ter acesso às análises produzidas pelo MPSC para elaborar e aperfeiçoar políticas públicas.
A plataforma é resultado de um trabalho que teve início no final de 2011, quando começou a ser abastecida com indicadores sociais para auxiliar na gestão das atividades administrativa e de gabinete dos Promotores de Justiça. Em 2015, porém, o conteúdo inserido no "Portal do Promotor" passou a fazer buscas e cruzamentos de dados, a fim de auxiliar a Instituição a exercer a sua principal missão, ou seja, defender a sociedade.
O MPSC e o Prêmio Fritz Müller
Durante a entrega dos troféus, a FATMA também concede o Prêmio Raulino Reitz de Conservação da Natureza, destinado a personalidades que se destacam na preservação ambiental do estado. Em 2015, o homenageado foi o Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CME) do MPSC, Promotor de Justiça Paulo Antonio Locatelli.
Em 2008, os Promotores de Justiça Lio Marcos Marin e Walkyria Ruicir Danielski receberam o Prêmio Fritz Müller na categoria Personalidade Ambiental, em reconhecimento às atividades desenvolvidas em defesa do meio ambiente nas Comarcas de Lages e Tubarão, respectivamente.
Em 2006, o Ex-Procurador-Geral de Justiça Pedro Sérgio Steil recebeu a distinção ainda na categoria Personalidade Ambiental, com o Programa Lixo Nosso de Cada Dia, que atingiu um índice de municípios com destinação adequada ao lixo doméstico próximo de 90%.
A Instituição também foi agraciada em 2003 e 2005, além da premiação, em 1997, do Procurador de Justiça aposentado Antônio Carlos Brasil Pinto.
VÍDEOS
Portal do Promotor
Uma ferramenta do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) que permite a produção de diagnósticos das mais diversas áreas de atuação da Instituição.
Como MPSC defende o Meio Ambiente?
Para realizar o trabalho de defesa do meio ambiente, o Ministério Público conta com algumas parcerias. Conheça no vídeo.
MPSC na proteção do Meio Ambiente
Assista ao vídeo e veja como o Ministério Público protege o meio ambiente dos danos causados pelo município?
Últimas notícias
09/01/2026Com tradução para três idiomas estrangeiros, MPSC busca ampliar acesso a cartilha sobre direitos das mulheres em situação de violência
07/01/2026MPSC consegue aumento de pena para homem que tentou matar ex-companheira na frente dos filhos
07/01/2026Protocolo “Não é não” entra em campo: combate à violência contra mulheres chega aos estádios catarinenses
07/01/2026MPSC requisita informações a órgãos da saúde e meio ambiente para apurar qualidade sanitária das praias da Capital
07/01/2026Como requerido pelo MPSC, gratificação a Advogados e Procuradores do Legislativo de Florianópolis é declarada inconstitucional e deixa de ser paga
06/01/2026Aviso de pauta: Protocolo “Não é Não” será implementado no jogo entre Avaí e Barra, pela primeira rodada do Campeonato Catarinense
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
26/11/2025GAECO/MPSC deflagra operação “Carga Oca” para investigar fraudes em fornecimento de material tipo macadame à SEURB entre 2022 e 2024
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil