09.12.2010

Mais de 20 mil panfletos são entregues na Capital em atividade para combater a corrupção

Atividade foi num dos pontos de maior fluxo de pessoas na Capital, o terminal de ônibus do Centro, e marcou o início da programação do Dia Internacional de Combate à Corrupção, na manhã do dia 9 de dezembro.

Uma panfletagem realizada num dos pontos de maior fluxo de pessoas, na Capital, marcou o início das atividades do Dia Internacional de Combate à Corrupção, na manhã de 9 de dezembro. Das 7h30 às 9h30, mais de 20 mil materiais informativos foram distribuídos ao público que passou pelo Terminal de Integração do Centro (Ticen). A estimativa é de que cerca de 50 mil pessoas passem pelo terminal de ônibus no período da manhã.

A mensagem de que combater a corrupção é papel de todo o cidadão foi repassada num gibi, num guia com informações sobre como garantir direitos e em panfletos alusivos ao tema. Participaram da atividade o idealizador da campanha "O que você tem a ver com a corrupção?", Promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto, representando o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o Presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Conselheiro Wilson Wan-Dall, e representantes das demais entidades parceiras na organização do evento.

O Dia Internacional de Combate à Corrupção foi instituído em 2003 com o objetivo de provocar a reflexão das entidades governamentais, iniciativa privada e da sociedade civil. O evento em Florianópolis foi organizado ainda com a participação da Controladoria Geral da União (CGU), Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Junto ao Tribunal de Contas, Fundação CASAN, Instituto Consciência e Cidadania, Associação dos Tribunais de Contas, Receita Federal, Secretaria Estadual da Fazenda/DIAG e Escritório Central de Arrecadação e Distribuição de Direitos Autorais.
Na tarde desta quinta-feira a programação continua na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na Reitoria. A partir das 14 horas haverá palestra do Promotor Affonso Ghizzo Neto com o tema "O que você tem a ver com a corrupção?". Após será realizada mesa redonda com a presença da Promotora de Justiça Marina Modesto Rebelo, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa do MPSC, de Marcelo Campos da Silva, Chefe da Controladoria-Regional da União em Santa Catarina (CGU), e de Darlei Dall'Agnol, Professor do Departamento de Filosofia da UFSC. Em seguida, a Comissão de Ética Pública da UFSC apresentará o anteprojeto "O sentido da ética na UFSC" e lançará, ainda, um concurso de monografias com o mesmo nome.

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC