13.04.2010

Jornalistas participam de oficina sobre o Ministério Público em Itajaí

Jornalistas de sete municípios participaram da oficina "Ministério Público como fonte de notícias" nesta segunda-feira em Itajaí. O Próximo workshop acontece em Curitibanos, no dia 18 de maio.

A importância da Imprensa e do Ministério Público para a manutenção do Estado Democrático de Direito e para garantir os direitos sociais estiveram em pauta na oficina "O Ministério Público como fonte de notícias", realizada em Criciúma na manhã desta segunda-feira (12/04). 15 jornalistas dos municípios de Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú, Penha, Piçarras, Luís Alves e Navegantes assistiram a um vídeo sobre o que é a Instituição e depois tiraram suas dúvidas com Promotores de Justiça das Comarcas de Itajaí e Balneário Camboriú.

O Promotor de Justiça Ary Capella Neto, Coordenador Administrativo das Promotorias de Justiça da Comarca de Itajaí, destacou que o diálogo entre as Instituições foi franco e produtivo. Estiveram entre os assuntos em discussão tanto a forma de atuação do Ministério Público como a cobertura dada pela mídia em temas diversos. "É importante termos este debate, Imprensa e Ministério Público são instituições livres e operantes, que devem atuar com independência", lembrou o Promotor de Justiça Américo Bigaton.

Os jornalistas tiveram, ainda, a oportunidade de esclarecer, junto aos Promotores de Justiça, dúvidas relacionadas às diversas áreas de atuação do Ministério Público. Entre os presentes estavam jornalistas da mídia impressa, rádios, televisão e internet. Também participaram do evento os Promotores de Justiça Isaac Newton Belota Sabbá Guimarães, da Comarca de Itajaí, e Milani Maurilio Bento, da Comarca de Balneário Camboriú.

A oficina iniciou em dezembro do ano passado na Capital, lançando o "Guia do Ministério Público - um manual para a Imprensa e a Sociedade" , e agora segue pelo interior do Estado. Além de Itajaí, o workshop já foi realizado em Chapecó, Joinville e Criciúma, e em maio será a vez de Curitibanos receber o evento.

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC