21.09.2007

Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas do MPSC é reorganizado e ampliado

O Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas do MPSC foi reorganizado e ampliado pelo Procurador-Geral de Justiça, Gercino Gerson Gomes Neto, por meio do Ato n. 266/2007/PGJ. Quinze membros da Instituição passarão a atuar no órgão especializado na investigação e repressão do crime organizado.

O Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (GECOC) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) foi reorganizado e ampliado pelo Procurador-Geral de Justiça, Gercino Gerson Gomes Neto, por meio do Ato n. 266/2007/PGJ. Quinze membros da Instituição passarão a atuar no órgão especializado na investigação e repressão do crime organizado, inclusive o que envolve segmentos políticos e empresariais, causador de prejuízos aos cofres públicos. O trabalho será conduzido visando a integração do Grupo com os demais organismos vinculados à segurança pública.

Por designação do Procurador-Geral de Justiça, o GECOC passará a contar com um Procurador de Justiça, com sete representantes do Conselho de Coordenadores de todos os 10 Centros de Apoio Operacional, e com sete representantes dos Promotores de Justiça, indicados preferencialmente a partir do critério de representação regional.

A reorganização do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas busca aproximá-lo do trabalho desenvolvido pelos membros do Ministério Público, com maior participação de Procuradores e Promotores de Justiça. "O crime organizado presente no Estado de Santa Catarina, como no Brasil, está se alastrando de forma indiscriminada, oculta e mutante, exigindo a constante criatividade e transformação das estruturas repressoras", justifica o Procurador-Geral de Justiça.

Outra mudança na estrutura do GECOC é a criação de um Núcleo de Análise de Informações, que terá a tarefa de organizar e armazenar um banco de dados, pesquisas e materiais relativos a fatos de interesse ao combate efetivo à criminalidade organizada, de forma a permitir o desencadeamento de investigações planejadas de forma estratégica.
Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC