18.11.2005

Fiscalização apreende 311 Kg de carne imprópria ao consumo no Município de Palmeira

Em operação de fiscalização prevista no Programa de Proteção Jurídico-Sanitária dos Consumidores de Produtos de Origem Animal, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e órgãos parceiros retiraram do mercado hoje 311 quilos de carne bovina e peixe impróprios para o consumo.
Em operação de fiscalização prevista no Programa de Proteção Jurídico-Sanitária dos Consumidores de Produtos de Origem Animal, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e órgãos parceiros retiraram do mercado hoje 311 quilos de carne bovina e peixe impróprios para o consumo, sem comprovação de procedência. A fiscalização ocorreu em três estabelecimentos comerciais do Município de Palmeira, na Comarca de Otacílio Costa, sob a coordenação da Promotora de Justiça Tatiana Rodrigues Borges. Apenas um dos estabelecimentos apresentava os produtos em condição regular, e a carne apreendida nos demais foi incinerada por não haver garantia de qualidade.

Também participaram da operação técnicos da Vigilância Sanitária, da Companhia de Desenvolvimento Integrado de Santa Catarina (Cidasc), Secretaria de Estado da Fazenda e as Polícias Ambiental e Militar. Por meio do Programa, o MPSC busca a cooperação técnica com órgãos encarregados da inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal, para ações que possam garantir a qualidade dos alimentos consumidos no Estado.

A ingestão de produtos de origem animal impróprios ao consumo pode ocasionar sérios problemas à saúde dos consumidores, provocando doenças como salmonelose, gastroenterites, toxinfecções alimentares, teníase, cisticercose (que pode levar à morte), toxoplasmose, câncer e alterações hormonais (causadas por hormônios usados no tratamento de animais antes do abate sem os cuidados técnicos necessários).

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social