Festividades para evitar farra do boi em SC
|
Oferecer uma programação festiva com atividades de lazer, esporte e cultura à população no período da Páscoa é o projeto que será empreendido a partir desse ano nas cidades de Governador Celso Ramos e Florianópolis, as duas cidades que concentraram 80% das ocorrências de farra do boi nos últimos anos, segundo os registros da Polícia Militar. O objetivo é levar as comunidades a festejarem o período da quaresma de outra forma, evitando a "brincadeira" do boi.
A proposta foi acertada na tarde desta sexta-feira (1°.4.2011) numa reunião realizada no Comando da Polícia Militar com a participação da PM, Ministério Público de Santa Catarina, Prefeituras de Governador Celso Ramos e Florianópolis, Secretaria de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, Polícia Militar Ambiental e Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).
O Prefeito de Governador Celso Ramos, Anísio Anatólio Soares, participou da reunião e esboçou o projeto que tentará implantar no município: uma festa durante o dia e a noite, na semana da Páscoa, com atividades esportivas, gastronômicas e de lazer, como shows musicais e artísticos. "Um evento que leve as pessoas a participarem da festa, deixando a farra do boi", explicou. A Prefeitura vai apresentar a proposta aos Vereadores e tentará captar recursos para ampliar o projeto junto ao Governo do Estado, com a meta de que o evento ganhe mais espaço a cada ano.
"Pretendemos um trabalho pontual de substituição da farra por festejos, mesmo que nesse ano as festas ainda não tenham a dimensão almejada", complementou o Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do MPSC, Promotor de Justiça Luís Eduardo Couto de Oliveira Souto. "É uma tentativa de transformar esse ato criminoso numa atividade municipal de festividade", destacou o Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Nazareno Marcineiro.
Em Florianópolis o Secretário Municipal de Educação, Rodolfo Pinto da Luz, participou da reunião representando o Prefeito Municipal, Dário Berger. Ele disse que a Prefeitura vai apoiar a realização da "Farra do chocolate", atividade realizada pela comunidade do bairro Córrego Grande e que terá sua quinta edição esse ano. Trata-se da coleta de chocolates para distribuição às crianças, em festividade envolvendo os moradores. A pedido dos participantes da reunião, a Prefeitura comprometeu-se a conversar com a população dos bairros das regiões Norte e Leste da Ilha, onde a incidência de farra do boi é maior, para que nesses locais também seja realizada a "Farra do chocolate".
Como resultado da mobilização dos integrantes do protocolo de intenções, também foi anunciado na reunião que a Cidasc e a Polícia Militar terão à disposição, a partir da próxima semana, um caminhão e laçadores contratados pela Secretaria de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis para recolher bois que venham a ser apreendidos na Grande Florianópolis. "Trabalhamos com duas frentes: preventiva e repressiva. Quando não for possível evitar a farra do boi é que empreenderemos esforços para reprimir", afirmou Marcineiro.
Concurso de redação
Antes da reunião, também no Comando da Polícia Militar, foi realizada a premiação a quatro alunas de escolas de Florianópolis e Governador Celso Ramos que venceram um concurso de redação sobre o tema "A farra do boi e a violência contra os animais". O trabalho educativo envolveu a Polícia Ambiental e estudantes das escolas públicas da Capital e Governador Celso Ramos, com idade entre 9 e 12 anos, da 4ª e 5ª séries do ensino fundamental. O concurso foi organizado pelo Chefe da Assessoria Militar do MPSC, Tenente-Coronel Rogério Martins, e dele participaram 1.050 estudantes. Cada vencedor ganhou um videogame Play Station.
A iniciativa integra o trabalho efetuado a partir do protocolo de intenções. "A partir do protocolo conseguimos alinhavar uma série de ações. Essa premiação é um momento de cidadania, e talvez o marco de uma nova fase no enfrentamento desse problema. Todos sabemos que a transformação cultural ocorre na base", destacou o Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do MPSC, Promotor de Justiça Luís Eduardo Couto de Oliveira Souto. "Esse trabalho quebrou o mito de que a população de Governador Celso Ramos apoia a farra do boi, as crianças que participaram demonstraram isso", continuou.
"Isso aqui é um verdadeiro exercício de cidadania e esses exemplos devem ser cada vez mais seguidos pela sociedade", disse na solenidade de premiação o Secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, César Augusto Grubba, que lembrou que, desde a edição do Código Penal, em 1940, a sociedade passou a não aceitar mais determinadas práticas. "A sociedade amadureceu e hoje as crianças rejeitam, por exemplo, a brincadeira de matar passarinho, que antigamente era comum. Esperamos poder fazer um dia a festa da erradicação da farra do boi", afirmou Grubba.
Escola de Educação Básica Dr. Aderbal Ramos Silva
Florianópolis
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
19/11/20252º dia do Congresso de Direito Eleitoral aborda fragilidades e desafios de novo Código
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente