24.06.2008

Curso de aperfeiçoamento leva realidade das perícias aos membros do MPSC

Miguel Acir Colzani, do Instituto Geral de Perícias, falou, no dia 20 de junho, a Procuradores e Promotores de Justiça, no 4° e último módulo do curso de aperfeiçoamento para atuação no Tribunal do Júri, na sede do Ministério Público de Santa Catarina.
Procuradores e Promotores de Justiça iniciaram, na tarde desta sexta-feira (20/6/2008), o quarto e último módulo do curso de aperfeiçoamento para atuação no Tribunal do Júri, na sede do Ministério Público de Santa Catarina, em Florianópolis. O módulo, que tem como tema "Perícias", foi aberto pelo perito do Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP) Miguel Acir Colzani, que falou sobre Localística (perícia no local do crime).
Colzani apresentou ao MPSC a estrutura do IGP, e em seguida mostrou laudos reais e demonstrou, de forma prática, os equipamentos utilizados nas perícias. "O objetivo é transferir ao Ministério Público a nossa vivência, oferecendo uma visão de nossas possibilidades", falou o perito. À noite, as peritas Sidinéia Mansanari e Mariângela Ribeiro palestram sobre Balística e, na manhã de sábado (21/6/2008), será a vez do médico legista José Maurício da Costa Ortiga falar sobre Medicina Legal.
Oferecido pelo Centro de Apoio Operacional Criminal (CCR) e Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), com apoio da Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP) e da Escola do Ministério Público, o curso contou com quatro módulos, em abordagens com a participação de especialistas em oratória, linguagem jurídica, técnicas para atuação em plenário e perícia, entre outras.
O objetivo do curso foi melhor preparar o Promotor de Justiça que buscará a condenação de criminosos, uma estratégia dentro da proposta da Instituição de fortalecer as Promotorias de Justiça para o enfrentamento da criminalidade.
Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC