16.11.2007

Coordenações estaduais definem metas para lançamento nacional da campanha de combate à corrupção

Representantes das associações do Ministério Público filiados à CONAMP, indicados como responsáveis pela divulgação da campanha "O que você tem a ver com a corrupção", se reuniram em Brasília (DF), no dia 15 de outubro, para planejar a nacionalização do projeto. Eles receberam do Coordenador da campanha, Promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto, material e explicações sobre sua origem e finalidade.
Os indicados como responsáveis pela divulgação da campanha "O que você tem a ver com a corrupção", em nível estadual, integrantes das associações afiliadas da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), se reuniram na sede da entidade, em Brasília (DF), pela primeira vez, no dia 15 de outubro de 2007, para planejar a nacionalização do projeto (foto). Eles receberam do Coordenador do projeto, Promotor de Justiça de Santa Catarina Affonso Ghizzo Neto, material e explicações sobre a origem e a finalidade da campanha.

Os trabalhos foram abertos pelo Presidente da CONAMP, José Carlos Cosenzo. Segundo ele, a luta contra a corrupção é um nicho do Ministério Público. Ressaltou também que a campanha é uma forma de defender a sociedade. "Não basta apenas aumentar as estatísticas com processos. É preciso reduzir a criminalidade. Por isso, cada membro do MP deve pensar em como trabalhar efetivamente em favor da sociedade. Esta campanha é um caminho adequado para isso, portanto todos devem abraçar a causa".

Já o Presidente da Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP), Rui Carlos Kolb Schiefler, uma das entidades apoiadoras da campanha, ressaltou que o projeto está alcançado mais resultados positivos com o passar do tempo. "O trabalho começou com uma passeata em 2003 e dois anos depois ganhou o prêmio Innovare. No início era a campanha do Affonso. Agora é a campanha do Ministério Público brasileiro", afirmou.

Em seguida, o Coordenador da campanha explicou o principal objetivo dela. "O primordial é tentar refletir sobre a corrupção em todas as suas nuances, como o 'jeitinho brasileiro'". Ghizzo também esclareceu que o projeto atual está aberto a sugestões, considerando as diferenças regionais: "É uma bandeira institucional, e não a campanha de uma pessoa, mas de todo o Ministério Público. A campanha quer somar, por isso precisa ser aperfeiçoada, se adequar à realidade de cada Estado".

Nesse sentido, os Promotores de Justiça Alexandre Aragão, do Ceará, e Cassios Chai, do Maranhão, apresentaram práticas de combate à corrupção como sugestões. Segundo Ghizzo, as propostas devem ser incorporadas à campanha.

Finalidade

A campanha tem dois grandes vieses, segundo Afonso Ghizzo: acabar com a impunidade, enquanto instrumento multiplicador de combate à corrupção, e educar as gerações novas, "plantar a semente do bem", segundo frisou. Ghizzo também explicou porque a campanha se chama "O que você tem a ver com a corrupção?". "Se o pronome usado fosse nós ninguém se sentiria responsável. Você fala diretamente a cada um!"

Ghizzo registrou ainda que a campanha busca um mundo melhor. "É um ensinamento sobre como ser ético e honesto em uma sociedade que prega as condutas ilícitas e o individualismo", ressaltou o Coordenador. Ghizzo também sugeriu aos responsáveis pela divulgação da campanha nos Estados que firmem convênios com entidades públicas e privadas para divulgação do projeto. A contrapartida dessas instituições seria a reprodução dos materiais do projeto. Para se ter uma idéia dos valores, um gibi do projeto custa R$ 0,15 o DVD, R$ 1,00 e a camiseta R$ 5,30 (preços de Santa Catarina).

Fonte: 
Assessoria de Comunicação da CONAMP