20.10.2008

Campanha "O que você tem a ver com a corrupção" chega aos estádios

A Campanha "O que você tem a ver com a corrupção" acaba de ganhar novas parcerias: as Federações Mineira e a Brasileira de Futebol. No clássico entre Atlético e Cruzeiro, no dia 19 de outubro, os torcedores tiveram contato com uma faixa de divulgação da campanha. Mas o ato mais marcante será na 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Todos os jogadores estarão com a camiseta da campanha com a frase: "O futebol brasileiro veste esta camisa!".
A Campanha "O que você tem a ver com a corrupção" acaba de ganhar novas parcerias: as Federações Mineira e a Brasileira de Futebol. No clássico entre Atlético e Cruzeiro, no dia 19 de outubro, os torcedores tiveram contato com uma faixa de divulgação da campanha. Mas o ato mais marcante será na 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Todos os jogadores estarão com a camiseta da campanha com a frase: "O futebol brasileiro veste esta camisa!". Os times de Minas jogarão no dia 29 de outubro: Coritiba x Atlético-MG e Portuguesa x Ipatinga, às 19h30 e Cruzeiro x Grêmio, às 21h50.
Com apoio da Federação Brasileira de Futebol, estão sendo firmados termos de cooperação e adesão entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Coordenação Estadual do Projeto "O que você tem a ver com a corrupção?" e os clubes de futebol para o estabelecimento do apoio na execução da etapa nacional da campanha. A proposta do projeto é reforçar as iniciativas de combate aos atos de corrupção e levar à conseqüente diminuição dos processos extrajudiciais e judiciais, por meio da educação, do estímulo a denúncias populares e da punição de corruptos e de corruptores.
A campanha é uma proposta do Ministério Público, por meio da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) e do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG). De acordo com o coordenador estadual da campanha, Promotor de Justiça Rolando Carabolante, os principais objetivos são reduzir a impunidade e educar para prevenir a ocorrência de novos atos de corrupção. O público-alvo são estudantes de ensino básico e médio e usuários dos serviços públicos em geral.
A partir de um diagnóstico da realidade local e levando-se em conta a execução do projeto em alguns estados da Federação, o Ministério Público mineiro fará distribuição de cartilhas e cartazes, através de parcerias firmadas com órgãos, instituições e empresas interessadas na campanha. Também serão organizados um programa de palestras e um concurso escolar de redação, nos colégios de ensino fundamental e médio, sobre o tema "O que você tem a ver com a corrupção?"
Projeto iniciou em Santa Catarina
O projeto começou em 2004 e foi concebido pelo Ministério Público de Santa Catarina, por meio do Promotor de Justiça Affonso Ghizzo Netto. Em julho de 2007, a Conamp e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) assinaram termo de cooperação para nacionalização da campanha. No ano passado, a campanha ganhou o "Prêmio Innovare" que objetiva identificar, sistematizar e divulgar práticas pioneiras e bem sucedidas de gestão do Poder Judiciário, que estejam contribuindo para a modernização, qualidade, acessibilidade e eficiência da Justiça no Brasil.
A segunda etapa da campanha foi lançada nacionalmente em Belo Horizonte, no dia 4 de agosto. Minas Gerais foi o oitavo Estado a aderir à campanha. Durante o evento, promovido pelo Ministério Público de Minas Gerais, foi assinado um protocolo de intenções, cujo objeto é a busca da interação e da colaboração entre os parceiros para o desenvolvimento de ações conjuntas.
Assinaram o protocolo o Procurador-Geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior; o governador do Estado, Aécio Neves; o então Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Orlando Adão Carvalho; o Prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel; e, em nome dos parceiros do projeto, o Presidente do Sindicato dos Jornalistas, Aloísio Morais.
São apoiadores oficiais do projeto, a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), o Instituto Rui Barbosa (IRB), o Instituto Innovare, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Rede Globo. Em Minas Gerais, a campanha tem o apoio da Cemig, do Governo de Minas e da Globo Minas. Em Santa Catarina, a iniciativa conta com o apoio da Assembléia Legislativa, do Governo do Estado, do Tribunal de Contas e da Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP).
Fonte: 
Assessoria de Comunicação Social do Ministério Público de Minas Gerais - Núcleo de Imprensa