31.03.2006

Campanha de mídia do Programa APOMT terá cobertura em todo o Estado

Mais de 190 emissoras de rádio e televisão e de 170 jornais do Estado, que têm tiragem diária superior a 570 mil exemplares, além dos veículos com abrangência estadual, já estão engajados na campanha de mídia do Programa de Aviso Por Maus-Tratos Contra Criança ou Adolescente (APOMT), elaborado pelo Ministério Público de Santa Catarina. O lançamento das peças publicitárias ocorreu na Associação Catarinense de Imprensa, no dia 28 de março.

Mais de 190 emissoras de rádio e televisão e de 170 jornais do interior do Estado, que têm tiragem diária superior a 570 mil exemplares, estão engajados a partir de hoje (28.03.06) na campanha de mídia do Programa Aviso Por Maus-Tratos Contra Criança ou Adolescente (APOMT), elaborado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Também aderiram à proposta, contribuindo para que a cobertura chegue a todos os Municípios de Santa Catarina, as emissoras de televisão com abrangência estadual SBT/Rede SC, TV Barriga Verde, Rede Record, Rede TV, o jornal A Notícia e os veículos do grupo RBS (RBS TV, Diário Catarinense e CBN Diário). Todos doaram espaço publicitário ao APOMT.

"O que mais impressionou e marcou o Ministério Público nesta campanha foi a adesão maciça dos veículos contatados pela Instituição, representando praticamente todos os existentes no Estado. Isso é significativo, pois além de buscar combater uma chaga social de forma ordenada e eficiente, o programa tem um foco importante na sociedade civil", destacou o Procurador-Geral de Justiça Pedro Sérgio Steil no lançamento da campanha de mídia do APOMT, na manhã de hoje (28.03), na sede da Associação Catarinense de Imprensa (ACI). "Este é um ato de afirmação de cidadania e de aproximação entre os que defendem o interesse público constitucional e a imprensa catarinense", afirmou o Presidente da ACI, Jornalista Moacir Pereira.

"O que mais angustia é que a legislação brasileira de proteção à infância e adolescência é a mais avançada do mundo, mas as violações aos direitos das crianças e adolescentes ainda são muito freqüentes. Por isso é necessário utilizar todos os mecanismos de comunicação social para atingir todos os cidadãos. Diria que, mais do que o cumprimento de nosso dever, uma campanha como essa permite o exercício de um direito da sociedade", disse o Coordenador-Geral do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CIJ) do MPSC, Procurador de Justiça Aurino Alves de Souza.

Na solenidade foram apresentadas as diferentes peças publicitárias da campanha. O material direcionado à televisão chama atenção para a necessidade de denunciar qualquer suspeita de maus-tratos e enfoca a predominância do problema no ambiente doméstico, onde ocorrem 80% dos casos, segundo estatísticas nacionais. Para as rádios foi criado um jingle no estilo musical hip hop, atrativo para o público infanto-juvenil e também orientando a denúncia. Os jornais receberão duas peças que evidenciam a importância de um caso ser denunciado, mesmo que a violência ainda não tenha sido confirmada. Instituições e empresas que desejarem colaborar por meio da Internet receberão um banner virtual da campanha para inserção em seu respectivo site.

Todas as peças da campanha orientam sobre como e onde denunciar os casos. Os veículos de comunicação com abrangência estadual já receberam as peças da campanha. As empresas do interior do Estado que são filiadas receberão o material por meio da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert), Associação dos Diários do Interior (ADI) e da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC), que apóiam o projeto. Também são parceiros a Associação Catarinense de Imprensa, Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho e o Governo do Estado.

Na solenidade de apresentação da campanha de mídia estiveram presentes representantes de entidades relacionadas à área de comunicação no Estado: Ranieri Moacir Bertoli (Presidente da Acaert), Miguel Ângelo Gobbi (Presidente da Adjori/SC), José Braz da Silveira (Presidente da Federação das Entidades Mantenedoras das Rádios Comunitárias, TVs e Rádios Educativas de Santa Catarina), Saulo Silva (Presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de Santa Catarina), e Moacir Pereira e Ademir Arnon (Presidente e Diretor Executivo, respectivamente, da Associação Catarinense de Imprensa).

Representando os veículos de comunicação estavam presentes Sérgio Sirotsky (Presidente do Grupo RBS), Ricardo Barbosa (Diretor-Geral do Diário Catarinense) e Miguel Minguillo (Coordenador do Escritório de Santa Catarina da Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho), além dos profissionais que efetuaram a cobertura do evento. O Tribunal de Justiça foi representado pelo Desembargador Nelson Juliano Schaefer Martins, o Governo do Estado pelo Coronel Dejair Vicente Pinto e pelo Secretário de Comunicação Derly Massaud Anunciação, e a Assembléia Legislativa pela Deputada Odete de Jesus.

  • Como participar da campanha

Os veículos de comunicação que desejarem aderir à campanha de mídia do Programa APOMT devem solicitar a peça publicitária (para jornal, rádio, televisão e/ou internet) à Coordenadoria de Comunicação Social (Comso) do Ministério Público de Santa Catarina, encaminhando também a logomarca da empresa para que seja inserida no material de divulgação. As peças podem ser conhecidas no Portal da Instituição na Internet.

Contatos:

(48) 3229-9011, 3229-9302 e 3229-9174
E-mail: comso@mpsc.mp.br
Portal:
www.mp.sc.gov.br
Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social