16.08.2005

Campanha com apoio do MPSC reduz atendimentos por embriaguez entre crianças e adolescentes na Fenaca

Com público visitante estimado em 25 mil pessoas, três vezes superior à população do Município, a Festa Nacional da Cachaça (Fenaca), realizada em Luís Alves de 15 a 17 de julho, registrou apenas dois atendimentos por embriaguez na rede de saúde envolvendo crianças e adolescentes, resultado de campanha de conscientização com apoio do MPSC.
Com público visitante estimado em 25 mil pessoas, três vezes superior à população do Município, a Festa Nacional da Cachaça (Fenaca), realizada em Luís Alves de 15 a 17 de julho, registrou apenas dois atendimentos por embriaguez na rede de saúde envolvendo crianças e adolescentes. O dado da Secretaria Municipal de Saúde mostra o resultado de campanha de conscientização sobre o consumo de cigarro e álcool, realizada antes da festa e durante o evento, iniciativa do Promotor de Justiça Eduardo Chinato Ribeiro, Prefeitura Municipal, Conselho Tutelar, organização da Fenaca, Juíza de Direito Adriana Mendes Bertoncini, Ordem dos Advogados do Brasil (subseção Itajaí) e da Comissária da Infância da Comarca de Navegantes, Fabíola Lazzaroto de Oliveira.

Embora o Município não disponha de dados precisos sobre os atendimentos prestados na edição anterior da festa, a campanha foi idealizada em função do grande número de casos envolvendo menores de 18 anos registrados em 2004, incluindo atendimentos por coma alcoólica, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. A campanha buscou a implementação de medidas para o controle do uso de álcool e para orientação dos freqüentadores do evento. Foi elaborado um informativo com linguagem apropriada ao público infanto-juvenil contendo informações sobre os riscos do uso de álcool e os preceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente e da Lei de Contravenções Penais. Menores de 18 anos deveriam estar acompanhados de responsável, preenchendo um formulário próprio do evento.

Em fevereiro deste ano, campanha semelhante realizada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) em Joaçaba reduziu de 240 (registrados em 2004) para oito os casos de embriaguez entre crianças e adolescentes nas festas de carnaval (em 2005). Entre os adultos, os atendimentos por embriaguez na rede de saúde durante o carnaval de Joaçaba caíram de 400 para 40 casos do ano passado para este ano.

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social