Artigo: O que traremos de 2020?
O ano de 2020 ficará para sempre marcado na história da humanidade e de todos nós. Ressalvadas as grandes guerras, nenhum outro fenômeno da idade contemporânea suplantou os limites de fronteiras, costumes e grau de desenvolvimento das nações para nos atingir e nos testar na humanidade comum que a todos identifica. A pandemia do novo coronavírus se impôs até aqui, logo em seu nascedouro, como o maior desafio deste século.
Nos últimos meses fomos testados como pessoas, como nação, como instituições e como Estado. Fomos testados na ciência, na saúde, na economia, na política, nas comunicações e na própria forma de ser da sociedade contemporânea. Tivemos que pensar e implementar soluções para problemas nunca antes vividos. Infelizmente muitas vidas foram perdidas e as medidas de prevenção e de controle da pandemia continuam sendo essenciais para evitar o aumento de mortes por essa doença que atinge a todos.
Tivemos que nos adaptar rapidamente a um novo mundo, gerenciando ansiedades, enfrentando desafios e buscando as melhores decisões em defesa da saúde, com critérios e parâmetros técnicos, mas sem esquecer da manutenção da economia, com regras sanitárias que permitissem o funcionamento da indústria e do comércio. E aquilo que, para alguns, parecia um objetivo inatingível, foi alcançado: Santa Catarina terminou o ano de 2020 com a retomada do crescimento econômico, o que significa que é possível alcançar o equilíbrio entre a saúde e a economia, sem reducionismos políticos e ideológicos de qualquer natureza.
Assim como as famílias e as pessoas, também o Ministério Público teve que se adaptar, adotando estratégias inovadoras de atuação institucional para gerar resultados sociais e valendo-se da tecnologia para buscar uma maior aproximação com o cidadão, num ambiente em que o isolamento social que se mostrou tão importante para o controle do vírus acabou gerando efeitos colaterais na vida das pessoas, como a ansiedade, a depressão, o desemprego, a violência contra a mulher, as violações aos direitos de crianças, adolescentes e idosos.
Fomos todos testados e temos a possibilidade de sairmos mais fortes da pandemia, mas nada do que foi vivido e aprendido, nem mesmo a perda de familiares e entes queridos, terá algum significado se não nos tornarmos, no aspecto humano, mais sensíveis ao sofrimento e às dificuldades alheias. E para tanto, não há vacina ou remédio prescrito; é preciso reafirmarmos o compromisso humanitário de solidariedade em cada escolha deste ano de 2021.
Últimas notícias
09/03/2026Faixa do Protocolo "Não é Não" esteve presente na final do Campeonato Catarinense de Futebol
09/03/2026MPSC recomenda providências para garantir acessibilidade a cadeirantes em rua de Florianópolis
09/03/2026MPSC reforça prática de doação do Imposto de Renda para Fundos de Direitos
09/03/2026MPSC obtém sentença definitiva que determina distribuição de fórmulas nutricionais a crianças com alergia alimentar em São Bento do Sul
09/03/2026STF confirma constitucionalidade do modelo de assessoramento do MPSC
09/03/2026MPSC doa cinco motos e oito kits de equipamentos para Polícias Militar, Civil e Penal
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste