Ação requer presença de segurança durante todo horário de funcionamento de caixas eletrônicos
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) ingressou com ação civil pública para exigir que as agências bancárias de Florianópolis mantenham corpo de segurança durante todo o horário de funcionamento dos seus caixas eletrônicos instalados ou voltados para vias públicas, visando à proteção de seus usuários.
A ação foi ajuizada pela 29ª Promotoria de Justiça da Capital, com atuação na área da defesa do consumidor, contra os bancos Santander, Itaú Unibanco, HSBC, Citibank, Caixa Econômica Federal e Banrisul. Segundo o Ministério Público, os bancos demandados já deveriam estar cumprindo a obrigação desde o ano de 2003, quando foi promulgada a Lei Municipal n. 863/03, que passou a prever a exigência.
No curso do Inquérito Civil instaurado para apurar o caso, o Procon Municipal, em procedimento de fiscalização realizado por solicitação do Ministério Público, constatou quais as instituições financeiras que não estavam cumprindo com a obrigação legal, o que ensejou o ajuizamento da ação.
No corpo da ação, o Promotor de Justiça Eduardo Paladino sustenta que "o serviço bancário traz, em sua essência, claro risco à segurança, justamente por tratar de atividade financeira com guarda de valores e movimentação de numerário. E, por evidente, é dos bancos a responsabilidade pela garantia da segurança dos clientes em suas agências e terminais de caixas eletrônicos, enquanto estiverem em funcionamento". A ação ainda não foi julgada pelo Poder Judiciário. (ACP n. 0902120-20.2016.8.24.0023)
AJUDE A FISCALIZAR SEUS DIREITOS DE CONSUMIDOR
Se você conhecer melhor seus direitos de consumidor, também poderá ajudar a garanti-los. O Ministério Público de Santa Catarina publica cartilhas de orientação e faz parcerias com outros órgãos para disseminar o conhecimento sobre essa área de atuação.
Segurança Alimentar de Produtos de Origem Animal
A Cartilha ensina a identificar se o produto de origem animal que você consome atende aos requisitos de higiene e sanidade.
serviço para solução de conflitos de consumo
Aqui você se comunica com as empresas participantes que deverão responder as reclamações em até 10 dias.
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