17.10.2016

Ação requer presença de segurança durante todo horário de funcionamento de caixas eletrônicos

Lei municipal de Florianópolis traz a exigência desde 2003, mas bancos descumprem a obrigação.

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) ingressou com ação civil pública para exigir que as agências bancárias de Florianópolis mantenham corpo de segurança durante todo o horário de funcionamento dos seus caixas eletrônicos instalados ou voltados para vias públicas, visando à proteção de seus usuários.

A ação foi ajuizada pela 29ª Promotoria de Justiça da Capital, com atuação na área da defesa do consumidor, contra os bancos Santander, Itaú Unibanco, HSBC, Citibank, Caixa Econômica Federal e Banrisul. Segundo o Ministério Público, os bancos demandados já deveriam estar cumprindo a obrigação desde o ano de 2003, quando foi promulgada a Lei Municipal n. 863/03, que passou a prever a exigência.

No curso do Inquérito Civil instaurado para apurar o caso, o Procon Municipal, em procedimento de fiscalização realizado por solicitação do Ministério Público, constatou quais as instituições financeiras que não estavam cumprindo com a obrigação legal, o que ensejou o ajuizamento da ação.

No corpo da ação, o Promotor de Justiça Eduardo Paladino sustenta que "o serviço bancário traz, em sua essência, claro risco à segurança, justamente por tratar de atividade financeira com guarda de valores e movimentação de numerário. E, por evidente, é dos bancos a responsabilidade pela garantia da segurança dos clientes em suas agências e terminais de caixas eletrônicos, enquanto estiverem em funcionamento". A ação ainda não foi julgada pelo Poder Judiciário. (ACP n. 0902120-20.2016.8.24.0023)


AJUDE A FISCALIZAR SEUS DIREITOS DE CONSUMIDOR

Se você conhecer melhor seus direitos de consumidor, também poderá ajudar a garanti-los. O Ministério Público de Santa Catarina publica cartilhas de orientação e faz parcerias com outros órgãos para disseminar o conhecimento sobre essa área de atuação.

Segurança Alimentar de Produtos de Origem Animal

A Cartilha ensina a identificar se o produto de origem animal que você consome atende aos requisitos de higiene e sanidade.



serviço para solução de conflitos de consumo

Aqui você se comunica com as empresas participantes que deverão responder as reclamações em até 10 dias.



Conheça os acordos em defesa do consumidor

Neste site você conhece e ajuda a fiscalizar os acordos feitos para garantir o seu direito de consumidor.







Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC