Os 21 Promotores de Justiça Substitutos aprovados no trigésimo quarto Concurso de Ingresso na Carreira do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) foram empossados pelo Colégio de Procuradores e receberam suas carteiras funcionais em solenidade realizada no auditório do 1° andar da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis, presidida pelo Procurador-Geral de Justiça, Gercino Gerson Gomes Neto. O Termo de Posse foi lido pela Secretária-Geral do Ministério Público, Promotora de Justiça Cristiane Rosália Maestri Böell.
O primeiro colocado no concurso, Promotor de Justiça Substituto Gabriel Ricardo Zanon Meyer, falou em nome dos empossados. Ressaltou, em seu discurso, que embora esse seja um momento de realização e a concretização de um sonho, a caminhada não acaba com a posse. "Sempre há algo a melhorar, alguma política pública a desenvolver, algum programa a implementar, alguma medida concreta a adotar - inclusive judicialmente, se necessário -, de sorte a concretizar e fazer valer, em sua plenitude, os direitos e garantias fundamentais estampados na Constituição da República", afirmou Meyer.
Após o discurso do novo Promotor de Justiça Substituto, o Presidente da Associação Catarinense do Ministério Público, Promotor de Justiça Rui Carlos Kolb Schiefler, falou aos novos integrantes do MPSC. "O dia de hoje é muito especial e marcante, talvez vocês ainda não tenham noção de quanto esse momento vai mudar as suas vidas. Vocês acordarão amanhã com a alma voltada ao próximo, ao bem comum, à sociedade catarinense e brasileira. Vivemos num País campeão de injustiça social e é nesse contexto que vocês prometeram promover a justiça social. Com equilíbrio, respeito, de forma justa e corajosa", disse Schiefler.
O Corregedor-Geral do MPSC, Paulo Ricardo da Silva, saudou os novos Promotores em nome do Colégio de Procuradores de Justiça, lembrando da persistência e esforço de cada um dos aprovados no concurso, e destacando que agora a carreira ministerial apresenta também muitas responsabilidades, exigindo do novo grupo equilíbrio e abnegação. Também destacou o passado de lutas e conquistas da Instituição e suas mudanças, que acompanharam a transformação social. "Temos que ter a consciência de que o Ministério Público é uma instituição capaz de ajudar a transformar em realidade os sonhos dos que vivem à margem da sociedade e lutam por dignidade e cidadania, e isso somente é possível com o efetivo cumprimento de nossas atribuições. O Promotor deve estar em plena sintonia com as necessidades da sociedade, participando ativamente da vida comunitária da sua comarca", enfatizou.
No encerramento da solenidade, o Procurador-Geral de Justiça e Presidente do Colégio de Procuradores de Justiça, Gercino Gerson Gomes Neto, agradeceu a todos os membros e servidores do MPSC que colaboraram com o concurso e afirmou ter certeza de que os novos Promotores foram bem escolhidos, tendo passado por um concurso difícil, concorrendo com mais de 1.500 candidatos, e com entrevistas bem elaboradas pela Comissão de Concurso. "Nunca esqueçam que, apesar de agentes políticos, somos servidores públicos, e como tal devemos nos portar. A origem da nossa autoridade, investidos que somos nos cargos de Promotores e Procuradores de Justiça, é a sociedade. Devemos essa autoridade a cada um dos cidadãos brasileiros que outorgaram ao Poder Constituinte atribuições para transformar o Ministério Público num efetivo quarto poder, não um quarto poder do Estado, mas um poder da sociedade para fiscalizar os demais poderes do Estado. Aproveitem esse momento e comemorem, pois a partir de amanhã teremos muito trabalho", discursou o Procurador-Geral ao novo grupo.
A mesa foi composta pelo Procurador-Geral de Justiça, Gercino Gerson Gomes Neto; Subprocurador-Geral do Estado, Manoel Cordeiro Júnior, representando o Governo do Estado; Desembargador Luiz Carlos Freyesleben, representando o Tribunal de Justiça de Santa Catarina; Corregedor-Geral do MPSC, Paulo Ricardo da Silva; Corregedor Nacional do MP, Sandro José Neis; Conselheiro Adircélio de Morais Ferreira Júnior, representando o Tribunal de Contas do Estado; Procurador-Chefe Substituto, Jaime Roque Perottoni, representando a Procuradoria Regional do Trabalho; Presidente da Associação Catarinense do Ministério Público, Rui Carlos Kolb Schiefler; e o Advogado Lídio Moisés da Cruz, representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC).
Curso de ingresso na carreira
Os novos Promotores de Justiça Substitutos começam nesta terça-feira, 10 de agosto, o curso de ingresso na carreira do Ministério Público de Santa Catarina. A abertura do curso será feita pelo Procurador-Geral de Justiça, às 14h. Durante as aulas, que prosseguem até o dia 26 de agosto, serão ministrados conteúdos complementares à formação jurídica. Após o curso, os novos Promotores de Justiça assumirão suas funções nas Promotorias de Justiça.
Os novos Promotores de Justiça do MPSC: -
Gabriel Ricardo Zanon Meyer -
Andreza Borinelli -
Cristiane Maria Bertolin Polli -
Greicia Malheiros da Rosa -
Luciana Cardoso Pilati -
Claudine Vidal de Negreiros da Silva -
Rodrigo Andrade Viviani -
Ariadne Clarissa Klein -
Cristhiane Michelle Fiamoncini Ferrari -
Daniel Granzotto Nunes -
Caroline Cabral -
Marcelo Francisco da Silva -
Candida Antunes Ferreira -
Guilherme Schmitt -
Elizandra Sampaio Porto -
Carlos Eduardo Tremel de Faria -
Gilberto Assink de Souza -
Alan Rafael Warsch -
Fabiana Mara Silva Wagner -
Guilherme Brodbeck -
Cyro Luiz Guerreiro Júnior |