;

Expojud: Comitiva do MP participará do congresso internacional de inovação no ecossistema de Justiça

Além disso, no evento, serão apresentados projetos de inovação capitaneados pela Instituição: Aura, Promotoria Digital, Colab, Céos e Inovagov. 

08.10.2025 17:08
Publicado em : 
08/10/25 08:08

Entre os dias 14 e 16 de outubro, uma comitiva do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) participará do Expojud, em Brasília. O congresso internacional é voltado para as áreas de tecnologia, inovação e direito no âmbito do ecossistema de Justiça e órgãos de controle.

No primeiro dia de evento, às 18h, o ex-Procurador-Geral de Justiça do MPSC e Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público Fernando da Silva Comin participará do painel “Tecnologia e pessoas: desafios e oportunidades para 2026”. O Coordenador do Centro de Apoio Operacional Técnico, Promotor de Justiça Otavio Augusto Bennech Aranha Alves, falará sobre a plataforma Aura, em ambiente colaborativo para o compartilhamento de prompts, agentes e experiências com ferramentas digitais. A proposta é incentivar a troca de conhecimentos e a avaliação contínua de recursos úteis ao trabalho funcional.

Representando a instituição catarinense, também estarão presentes o Coordenador de Tecnologia da Informação, Orlando da Silva Baptista; o Coordenador de Planejamento, Paulo Cesar Allebrandt; o Gerente de Transformação Digital, Rodrigo de Souza Zeferino; o Gerente de Atendimento ao Usuário, Leandro Zanella Marcon; o Técnico do Ministério Público Rodrigo Figueiredo Brelinger; e a Analista do Ministério Público Adriana Cristina Pedroso Ferraz.

Confira a programação completa da Expojud aqui.

Estande

No evento, o MPSC também terá um estante onde os servidores apresentarão uma série de projetos de inovação, como a Inovagov. A rede colaborativa de inovação do setor público catarinense, capitaneada pelo MPSC, tem como intuito promover o compartilhamento de informações entre laboratórios de inovação, considerando que os desafios enfrentados entre os órgãos públicos do estado tendem a ser comuns. 

O projeto “Céos: Inteligência de Dados para a Sociedade - auxílio à tomada de decisão inteligente em domínios complexos do setor público” também fará parte das iniciativas apresentadas no Expojud. A parceria entre o MPSC e a Universidade Federal de Santa Cataria tem como objetivo auxiliar Promotores de Justiça nos processos de investigação de fraudes e irregularidades em licitações públicas a partir de soluções baseadas em inteligência artificial. 

A plataforma Colab, que facilita substituições em audiências e reconhece o trabalho colaborativo de Promotores de Justiça, será o quarto projeto de inovação do MPSC exposto no evento. A proposta central é a criação de um sistema automatizado para registrar e operacionalizar solicitações de colaboração entre membros diante de conflitos, democratizando o acesso à substituição e reconhecendo formalmente o trabalho de quem se dispõe ao auxílio. Por fim, a quinta e última iniciativa divulgada será o projeto Promotoria Digital, que visa centralizar no ambiente virtual as atividades administrativas realizadas pelos órgãos de execução.

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC