Da estratégia ao impacto social: Comunicação do MPSC cresce em alcance, relevância e engajamento

Em oito meses, de abril a dezembro de 2025, foram publicadas 1.371 notícias no site da instituição que resultaram em uma média mensal de 2.700 menções na imprensa catarinense, em rádios, programas de televisão e sites. Além disso, também produzimos 1.584 publicações no Instagram que atingiram 19,5 milhões de visualizações. 

19.12.2025 17:50
Publicado em : 
19/12/25 08:50

De abril até dezembro de 2025, a Coordenadoria de Comunicação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) passou por uma reestruturação no planejamento e na execução de suas ações, priorizando conteúdos mais profundos, educativos e focados em resultados para a sociedade. As matérias institucionais e publicações em redes sociais passaram a abordar mais temas relevantes e com impacto real na vida das pessoas. 

Aliada a um visual mais moderno e inovador, essa mudança resultou no aumento do alcance e do engajamento de forma orgânica, sem investimento em compra de mídia, fortalecendo a comunicação pública do MPSC e sua aproximação com a sociedade. Nos últimos oito meses, foram produzidas 1.371 notícias para o site institucional, além de 1.584 publicações no Instagram que atingiram 19,5 milhões de visualizações nesta que é principal rede social da instituição.  

Também chegamos a marca de 109 mil seguidores somente no Instagram, e estamos próximos de assumir a posição de segundo Ministério Público estadual com maior número de seguidores do país.  Estamos atrás apenas do Ministério Público de Minas Gerais e do Ministério Público do Ceará.  

A produção textual, audiovisual, fotográfica e de design que culminaram nesses resultados expressivos está alinhada à missão da COMSO, que é voltada à divulgação estratégica de ações do MPSC e a postura transparente em relação aos trabalhos desenvolvidos pela instituição. Além disso, a Coordenadoria também busca fortalecer a independência institucional e informar a sociedade sobre seus direitos. 

Para o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Andrey Cunha Amorim “os números refletem um trabalho estratégico, alinhado às prioridades institucionais e à necessidade de tornar o Ministério Público cada vez mais acessível. A atuação da Coordenadoria de Comunicação Social contribui para fortalecer a imagem institucional, ampliar o alcance das nossas ações e garantir que a sociedade compreenda o papel do MPSC na defesa dos direitos coletivos.” 

Nesse cenário, a Coordenadora de Comunicação Social do MPSC, Silvia Pinter Pereira destaca: “esses resultados são fruto de um trabalho coletivo, pautado pelo planejamento, pela inovação e pelo compromisso com a comunicação pública. Nosso foco é traduzir a atuação do Ministério Público em uma linguagem clara, acessível e relevante, ampliando o diálogo com a sociedade e fortalecendo a conexão entre a instituição e os cidadãos.” 

Jornalismo 

Com foco na produção textual, a equipe da Gerência de Jornalismo e Assessoria de Imprensa (GEJOR) apurou e escreveu 1.371 notícias que foram publicadas no site da instituição. Todo esse conteúdo gera impacto na imprensa catarinense. Segundo informações de clipagem, o MPSC foi citado em média 2.700 vezes por mês em veículos de comunicação impressos, na rádio, televisão e sites jornalísticos. Caso a instituição tivesse de patrocinar a divulgação de conteúdo nas empresas de comunicação, seria necessário investir mais de R$ 31 milhões, em média por mês, para conquistar o mesmo alcance.   Entre as notícias que mais se destacaram no período estão aquelas relacionadas a operações do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO). 

Além disso, a GEJOR também é responsável pelo relacionamento com a imprensa. Nos últimos oito meses, os assessores em comunicação do MPSC realizaram uma média de 150 atendimentos de imprensa por mês referentes a apuração de informações e agendamento de entrevistas.  

O trabalho intenso da Administração Superior do MPSC na promoção do programa Prioriza, foi acompanhado de perto pela GEJOR. A iniciativa mapeou as adversidades específicas de 11 macrorregiões catarinenses e definiu as prioridades que servirão de base para a atuação da Instituição a partir de agora. O mapeamento ocorreu em reuniões realizadas em cada uma das regiões, na COMSO essa atividade resultou na produção de 44 matérias e 14 vídeos, publicados tanto no portal interno quanto externo de notícias. Além disso, o trabalho da GEJOR também foi essencial na organização da coletiva de imprensa realizada para divulgar os resultados do programa. 

Alinhada com a missão da COMSO de promover a comunicação interna, a GEJOR também produziu 846 notícias para a intranet, o portal voltado exclusivamente para membros e servidores da instituição. Como exemplo, temos as posses de membros e servidores, o evento do Outubro Rosa, além de diversas palestras e capacitações. Também promovemos, em parceria com a Gerência de Atenção à Saúde (GESAU), a campanha “Saúde mental é saúde integral” com foco na conscientização acerca da importância do autocuidado em saúde, buscando fortalecer a cultura do bem-estar entre os integrantes do MPSC. No total desenvolvemos 20 matérias e vídeos sobre questões diversas como a importância das atividades físicas, do sono de qualidade e impactos negativos do tabagismo. 

Ao longo do ano, a equipe de jornalistas também fez a cobertura de diversos eventos, como o Encontro Catarinense de Justiça Restaurativa, o Prêmio José Daura, o Natal Solidário, a reinauguração da Biblioteca Ruy Olympio de Oliveira, além de diversas edições do ‘Por Dentro do MPSC’. 

Redes sociais 

O maior desafio da Gerência de Publicidade, Produção e Veiculação de Mídia (GEPROM) é adaptar diariamente, o conteúdo de notícias para o formato das redes sociais. Além disso, a equipe também investe na produção de materiais próprios, que buscam justamente fortalecer a imagem do MPSC e fomentar essa conexão direta com a sociedade. Entre abril e dezembro deste ano, foram produzidas 1.584 publicações no Instagram, sendo 439 reels (vídeos). Além disso, também elaboramos 2.451 stories. Com esse conteúdo chegamos à marca de 19,5 milhões de visualizações neste ano. 

Além disso, estamos prestes a conquistar a segunda posição de Ministério Público Estadual com maior número de seguidores do Brasil. Atualmente temos 109 mil e ocupamos a terceira posição, atrás apenas do Ceará (MPCE) que tem 147 mil seguidores e de Minas Gerais (MPMG), que tem 110 mil. Ainda no cenário nacional, somos o 5º MP estadual no ranking do Social Media Gov de envolvimento no Instagram. 

Também registramos resultados expressivos na campanha que reforça a importância do combate à violência de gênero, acumulamos 69 publicações no Instagram e no Facebook além de 15 postagens no TikTok. Ainda no cenário de conscientização sobre o tema, acumulamos mais de 62 mil visualizações na postagem sobre os 19 anos da Lei Maria da Penha; mais de 40 mil na publicação que abordava sinais de relacionamentos abusivos e mais de 35 mil no conteúdo sobre como funcionam as medidas protetivas de urgência. 

Além disso, tivemos campanhas sobre diversos temas, como a adoção de animais, elaborada em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde estadual, que contou com sete vídeos obteve mais de 50 mil visualizações no Instagram. Houve também a campanha “Acolher em família faz a diferença”, que buscou combater a desinformação e incentivar a adesão ao serviço de acolhimento familiar. No total foram três vídeos publicados no YouTube (que tiveram 932 visualizações), três postagens nas redes sociais e dois posts estáticos que somaram mais de 39 mil visualizações nas redes.  

Além disso, também foram produzidos três vídeos para a campanha “Adoção: um gesto de amor muda tudo”, com o intuito de promover a conscientização sobre o tema. O material foi publicado nas redes sociais da instituição e no Youtube, onde o conteúdo acumulou 878 visualizações. Por fim, também fomos responsáveis pela campanha “Nossa torcida é pela paz”, que teve quatro vídeos no Youtube – com 370 visualizações - e dez postagens nas redes sociais. Juntos os conteúdos tiveram mais de 85 mil visualizações. A campanha foi criada, planejada e executada totalmente pela equipe interna da Comunicação do MPSC e contou com o apoio da Federação Catarinense de Futebol e todos os clubes que participaram da Copa Santa Catarina. Criciúma, Joinville, Avaí, Figueirense, Chapecoense, Marcílio Dias, Brusque e Barra cederam imagens para os vídeos. Torcedores gravaram os depoimentos de forma voluntária. O narrador esportivo Sérgio Murilo e o apresentador Silvio Lodi (que fez a locução da campanha) também contribuíram de forma voluntária. No dia do lançamento, todos os times fizeram uma publicação nas redes sociais sobre a campanha.  

Audiovisual 

A COMSO também se dedicou à elaboração de matérias especiais em vídeo, em diferentes regiões catarinenses. Na região sul, tratamos sobre a mudança provocada pelo MPSC em relação à garantia de banheiros com acessibilidade para pessoas ostomizadas, em Criciúma. Já no litoral, retratamos a criação do Centro de Bem Estar Animal em Porto Belo, também realizado por meio do trabalho desenvolvido pelo MP catarinense. Em Videira, no meio-oeste, abordamos a união do MPSC, empresas, moradores e outros órgãos que busca despoluir o Rio das Pedras. Juntas as três produções alcançaram 252 visualizações. 

Além disso, nosso Podcast “Momento MP” recebe convidados para tratar de assuntos relevantes que foram destaque na mídia. A três edições do período entre abril e dezembro trataram de temas variados, como primeira mulher a ocupar o cargo de Procuradora-Geral de Justiça na instituição, violência obstétrica, e violência doméstica e familiar. Somadas as edições tiveram 172.595 visualizações no Youtube. O conteúdo também é compartilhado na nossa conta do Spotify. 

O MPSC também marcou presença em 248 rádios e 10 emissoras de televisão catarinense, por meio de uma parceria com a Associação Catarinense de Rádios e TVs (ACAERT), nove programetes em áudio e vídeo mostraram a atuação institucional nos intervalos da programação.  

 

Criação 

A equipe de criação desenvolve os materiais de design da instituição. O maior desafio cumprido pela equipe foi a criação da identidade visual, infográficos e artes para o site do projeto Prioriza, iniciativa que busca tornar a atuação da instituição mais próxima da realidade das pessoas em cada região do estado. Para conferir as peças gráficas, clique aqui. https://www.mpsc.mp.br/prioriza  

Em um trabalho próximo e colaborativo com a GEPROM, de abril a dezembro de 2025 a equipe desenvolveu em média 3.200 artes para as redes sociais. Na área de vídeo foram produzidas mais de 15 animações. 

Além disso, no mesmo período, também foram criadas 880 placas de sinalização e comunicação visual e mais de 200 peças gráficas, como por exemplo folders, cartazes, banners e convites. Também foram diagramados 35 cartilhas, livros e manuais e criadas mais de 50 identidades visuais e logotipos, relacionados a projetos, campanhas e eventos.  

Recentemente a equipe também se dedicou a criação do logotipo identidade visual e reformulação dos materiais de divulgação do Núcleo de Enfrentamento a Violências e Apoio às Vítimas (NEAVIT) e à diagramação da cartilha "20 questões essenciais que toda mulher em situação de violência precisa saber". Com linguagem simples e direta e design atrativo, o conteúdo oferece informações seguras e acessíveis para mulheres em situação de violência. 

 

Fotografia 

Composta por três profissionais, a equipe de fotografia da COMSO esteve presente em 616 pautas entre abril e dezembro deste ano. O maior pico foi registrado em outubro, com 86 coberturas. Você pode rever os 152 álbuns de fotos do período no nosso Flickr, que acumulam mais de 6.833 imagens e vídeos que atingiram mais de 22.600 visualizações. É importante destacar que os álbuns no Flickr, que ficam disponíveis para o público, representam apenas um quarto das pautas acompanhadas pela equipe de fotografia. Os outros três terços referem-se a material interno.  

 

Novo comitê  

Em dezembro de 2025 a Procuradoria-Geral de Justiça instituiu o Comitê Estratégico de Comunicação Social do MPSC.  A iniciativa marca um novo passo na consolidação de uma política de comunicação moderna, integrada e alinhada aos desafios contemporâneos. O Comitê nasce com a missão de revisar, atualizar e acompanhar a política de comunicação institucional do MPSC, vigente desde 2011, incorporando diretrizes voltadas às mídias sociais, às plataformas digitais e aos novos formatos de interação com a sociedade. A proposta é fortalecer a comunicação como instrumento de transparência, aproximação social e afirmação da credibilidade e da independência institucional. 

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC