Post

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em conjunto com outras instituições que compõem o Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação, entregou nesta segunda-feira (11/12) o Prêmio Lume para a Escola Municipal de Educação Básica Professor Jairo Luiz Thomazi, de Criciúma. O certificado de reconhecimento às boas práticas de gestão escolar e uma placa de premiação foram entregues em uma sessão solene no Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), em Florianópolis.  

Além do MPSC, coordenam o Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação, instituído por meio do Acordo de Cooperação Técnica n. 007/2019, o TCE/SC, e o Ministério Público de Contas de Santa Catarina. Outras nove instituições integram o acordo. 

O prêmio visa estimular o cumprimento dos planos de educação e apoiar o desenvolvimento de experiências educacionais inovadoras que atendam à diversidade cultural e à inclusão. Para participar da premiação, é necessário que as escolas de redes municipais forneçam informações para o cálculo do Indicador de Qualidade das Escolas de Santa Catarina no painel ICMS Educação do TCE/SC. 

Post

O coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação do MPSC, Promotor de Justiça Eder Cristiano Viana, representou a instituição no evento e ressaltou a importância de reconhecer o trabalho de escolas como a de Criciúma. "É fundamental que se reconheça que há caminhos que podem ser perseguidos com esse objetivo, que há empenho por parte desses gestores escolares, o que demonstra que é possível atingir os índices de educação que devem ser estimulados e reconhecidos", destacou.  

O Secretário Municipal de Educação de Criciúma, Celito Heizen Cardoso, destacou os índices educacionais alcançados pela escola."A escola Jairo Thomazi é também, para a Secretária de Educação de Criciúma, dentre as 62 escolas, uma escola de referência. Ela tem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), calculado há dois anos, de 74 pontos, bastante elevado para a realidade catarinense, o que demonstra que nós temos, dentro do nosso município, uma referência a ser seguida", disse.  

Post

Celito também falou sobre a relevância na busca pela melhora na educação na região e parabenizou a gestora, Vilma Accordi Machado Jorge, a presidente da Associação de Pais e Professores da escola, Juliana Kaminski, e o Prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro. "Nós estamos buscando a excelência em educação como um valor para agregar mais valor e modificar a vida das pessoas através de um projeto de qualidade com indicadores que medem as diversas variáveis possíveis, para melhorar não só a qualidade escolar, como também a vida das pessoas", declarou. 

Em outubro, uma escola da rede municipal de cada mesorregião do estado (Oeste, Norte, Serra, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Sul) recebeu o Prêmio Lume no 6º Fórum TCE Educação, em Chapecó. Confira aqui como foi a cerimônia de premiação.