10.07.2015

Portal da Transparência do MPSC está de cara nova

Print do portal transparência

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) lançou o novo Portal da Transparência . Uma das principais novidades dessa nova roupagem é que as informações são atualizadas praticamente on-line. Isso porque o MPSC decidiu fazer de seu Portal Transparência não apenas um site para disponibilizar relatórios estatísticos para população, mas sim investiu em tecnologia de Business Intelligence para torná-lo um instrumento vivo de gestão para a Administração Superior do MPSC.

As informações são atualizadas, pelo menos, uma vez por dia. Há situações, porém, em que a revisão é efetuada várias vezes ao dia, de forma automática, pelos sistemas de informação e bancos de dados que estão conectados diretamente na base de dados do Sistema do Portal Transparência.

Além da preocupação com a atualização dos dados, o MPSC também observou a necessidade de facilitar o acesso à informação e à interatividade. O coordenador de Informação Social do MPSC, Christian Rosa, explicou que foram analisados os portais transparência de vários órgãos públicos de todo o Brasil e identificadas essas três grandes demandas.

Segundo ele, com base nesse diagnóstico, foi formatado o novo Portal Transparência do MPSC de maneira tal que pudesse atender as normas técnicas para disponibilizar um grande volume de dados e, ao mesmo tempo, permitir fácil navegação e interatividade. "É possível filtrar as informações desejadas, com total confiabilidade, já que são atualizadas praticamente em tempo real".

A reformulação do Portal Transparência do MPSC faz parte de um grande projeto chamado "MPSC em Rede", cujo objetivo é aproximar a instituição da sociedade por meio de seus espaços virtuais. Essa concepção inovadora de relacionamento com a sociedade teve um passo significativo, no início deste ano, com o lançamento do novo site do Ministério Público. Mais interativa e dinâmica, a nova página proporciona melhor usabilidade em suas diversas plataformas. Dados, ações, campanhas e notícias da instituição se tornaram espaços de diálogo com a população. Por meio deles, é possível que o cidadão tenha informações acerca de seus direitos e, ao mesmo tempo, saiba como recorrer ao Ministério Público.

Outra preocupação na reformulação do novo site foi a de facilitar o acesso aos dispositivos de prestação de contas sobre a atuação do MPSC pelos mais diversos meios. As consultas podem ser feitas de forma interativa utilizando tablets, smartphones ou computadores pessoais. "Os espaços virtuais evoluem com extrema velocidade e são cada vez mais interativos e amplamente utilizados pela população para buscar serviços, informações e conhecimentos sobre seus direitos e deveres. Por isso, precisam de constante modernização", explicou o coordenador.

O projeto de modernização do novo Portal foi pensado também com base no Manual de Identidade Visual do Ministério Público de Santa Catarina e em cumprimento da resolução n. 86/2012 do Conselho Nacional do Ministério Publico. O novo Portal Transparência está totalmente alinhado ao novo layout do portal da instituição.

Para reformular o Portal Transparência foram envolvidos Coordenadoria de Informações Sociais, Coordenadoria de Planejamento, Coordenadoria de Tecnologia da Informação, Setor de Inteligência de Negócios e Coordenadoria de Comunicação Social.

3 Grandes Novidades

  • Atualização on-line
  • Facilidade de Acesso à Informação
  • Interatividade














O QUE É O PORTAL DA TRANSPARÊNCIA?

  • O Portal da Transparência orienta e padroniza a divulgação de informações sobre a execução orçamentária, financeira e administrativa do Ministério Público da União, de Estados e municípios. Foi criado em 2004, como um instrumento de controle social.




Consultas

  • As consultas podem ser feitas de forma interativa utilizando tablets, smartphones ou computadores pessoais.














O que é a Tecnologia de Business Intelligence

  • É uma tecnologia de inteligência de negócios que ajuda empresas e instituições públicas a tomar decisões inteligentes com base em dados apurados em seus sistemas de informação. É uma ferramenta programada para analisar todas as movimentações e transformá-las em informações que vão municiar os gestores com dados confiáveis para a tomada de decisões.

2º lugar no ranking brasileiro do CNMP

Gráfico mostrando o ranking do duodécimo

O portal transparência do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) ficou em 2º lugar no ranking que avaliou o cumprimento das normas sobre o Portal da Transparência e a regulamentação da Lei de Acesso à Informação no Ministério Público brasileiro. Em 1º lugar, ficou o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e, em 3º, o Ministério Público Federal.

O MPSC cumpriu 92,83% dos 251 itens avaliados pela Comissão de Controle Administrativo e Financeiro do CNMP (CCAF). Foram analisadas as informações disponibilizadas pelos 26 ministérios dos estados e os quatro ramos do Ministério Público da União (Federal, Militar, Distrito Federal e Territórios e do Trabalho).

A cada três meses, a Comissão verifica se os portais estão sendo adequados ao que está estabelecido nas disposições das Resoluções CNMP n. 86/2012, 89/2012 e 115/2014 e no Novo Manual do Portal da Transparência. Lançado no dia 16 de junho, o Manual orienta e padroniza a divulgação de informações sobre a execução orçamentária, financeira e administrativa de todas as unidades do Ministério Público.


Programa do MPSC leva municípios a melhorar seus portais de transparência

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) desenvolve, desde 2013, o Programa Transparência e Cidadania, cujo objetivo é fazer com que todos os municípios catarinenses adequem seus portais à Lei de Acesso à Informação.

No período de fevereiro de 2014 e início de 2015, o Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa (CMA) avaliou os sites das 295 prefeituras e 295 câmaras de vereadores a fim de identificar as melhorias necessárias. Desse trabalho resultou a instauração de 92 procedimentos preparatórios, 294 inquéritos civis, 14 ações civis públicas, 4 recomendações e outros 76 termos de ajustamento de conduta.

O MPSC age por meio das Promotorias de Justiça com atuação na área da moralidade administrativa. Os representantes das prefeituras municipais e das câmaras de vereadores são chamados para conversar sobre as falhas identificadas e, na ocasião, ficam definidas quais melhorias são necessárias e os prazos para a implementação.

O coordenador do CMA, Promotor de Justiça Samuel Dal-Farra Naspolini, avaliou que os resultados dos municípios catarinenses são bons, mas alerta que devem evoluir, especialmente no acompanhamento em tempo real de obras públicas, na fiscalização on-line do uso de bens públicos e na criação de bancos de dados íntegros e unificados, que permitam o controle das contas públicas de forma concomitante pelos órgãos de controle e pelo cidadão.

O Promotor de Justiça analisa que a Lei de Acesso à Informação permite à sociedade controlar a Administração Pública e combater a corrupção, além de induzir a percepção mais clara do cidadão acerca dos problemas de sua comunidade e das estruturas públicas à sua disposição para resolvê-los. "Sem essa consciência, todos os mecanismos de participação popular na política, inclusive o direito de voto, serão insuficientes para a consolidação de práticas efetivamente democráticas em nosso país", finalizou Naspolini.


Municípios catarinenses no topo do ranking dos municípios mais transparentes do Brasil

Sete municípios catarinenses integram o ranking dos 20 considerados os mais transparantes do Brasil, no que se refere ao cumprimento das normas da Lei de Acesso à Informação (Lei n.  12.527/2011). O relatório divulgado pela Controladoria-Geral da União (CGU), no último dia 15 de maio, inclui Apiúna, Frei Rogério, Correia Pinto, Imbuia, Florianópolis, Monte Carlo e Bombinhas na Escala Brasil Transparente.

A conquista do Estado foi além ao colocar em 1º lugar no ranking nacional o pequeno município de Apiúna, localizado na região do Médio Vale do Itajaí.

Posição

UF

Município

Nota

População¹

1

SC

Apiúna

10,00

10.211

2

SP

São Paulo

10,00

11.895.893

3

PB

Nazarezinho

9,58

7.330

4

SC

Frei Rogério

9,44

2.301

5

SC

Correia Pinto

9,44

14.063

6

PR

Curitiba

9,31

1.864.416

7

SC

Imbuia

9,17

5.993

8

DF

Brasília

8,89

2.852.372

9

PE

Recife

8,75

1.608.488

10

CE

Fortaleza

8,61

2.571.896

11

SC

Florianópolis

8,47

461.524

12

PB

São José do Sabugi

8,47

4.114

13

PB

João Pessoa

8,47

780.738

14

PB

Taperoá

8,33

15.284

15

RS

São Paulo das Missões

8,19

6.385

16

SC

Monte Carlo

8,19

9.650

17

SC

Bombinhas

8,19

16.897

Fonte: Controladoria-Geral da União (CGU)


Quais informações serão disponibilizadas

Os portais transparência devem disponibilizar informações detalhadas referentes à execução orçamentária, às despesas e receitas públicas, à prestação de contas, aos gastos com diárias, passagem e pessoal. O detalhamento das informações abrange desde a relação de todos os integrantes da administração pública, como servidores efetivos, comissionados, aposentados, pensionistas, terceirizados e estagiários, além de cargos em comissão e funções gratificadas.

Execução Orçamentária e Financeira

  • Despesas por ação orçamentária
  • Empenhos e pagamentos por favorecido
  • Despesas com cartão corporativo e suprimento de fundos
  • Diárias e passagens
  • Outros benefícios
  • Repasses aos fundos ou institutos previdenciários
  • Limite de gastos com pessoal (Relatório de Gestão Fiscal)
  • Prestação de contas anual












  • Licitações, contratos e convênios

  • Licitações
  • Contratos
  • Termos aditivos
  • Contratos
  • Convênios e instrumentos congêneres
  • Atas de registro de preço próprias e adesão a atas de registro de preço
  • Prestadores de serviços















  • Gestão de pessoas

  • Quadro de membros ativos e inativos
  • Quadro de servidores ativos e inativos
  • Pensionistas
  • Servidores cedidos para o Ministério Público e pelo Ministério Público
  • Membros e servidores com funções gratificadas ou cargos em comissão
  • Estagiários
  • Plano de carreira de membros e servidores
  • Estrutura remuneratória de membros e servidores
  • Cargos vagos e ocupados de membros e servidores
  • Cargos em comissão e funções de confiança ocupados e vagos
  • Provimento
  • Vacâncias
  • Contracheque
  • Estudos e levantamentos estatísticos da atuação
  • Dados da movimentação processual em cada unidade

  • Histórico do Portal da Transparência e da Lei de Acesso à Informação

    Historicamente, em âmbito mundial, o direito ao acesso à informação foi reconhecido legislativamente desde, pelo menos, 1776, na Suécia. Timidamente, as iniciativas foram sendo desencadeadas. Em 2008, a UNESCO publicou um relatório informando que, em 1990, apenas 13 países haviam regulamentado suas leis de acesso à informação. Esse mesmo estudo anunciou que, em 2008, 70 países já tinham implementado suas leis e dezenas de outros países encontram-se em adiantado processo de elaboração.

    No Brasil, entretanto, os cidadãos passaram a ter direito de saber o que seus governos fazem a partir da Constituição Federal de 88. Duas disposições (Art. 5º, inciso XXXIII, do Capítulo I - dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, e o Art. 216) estabeleceram os requisitos mínimos para a divulgação de informações públicas e procedimentos para facilitar e agilizar o seu acesso por qualquer pessoa.

    A transparência no governo brasileiro foi implementada gradualmente, com diversos marcos:




    Fonte: 
    Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC