08.04.2014

Webconferência capacita utilização do Apoia online

O programa APOIA está dando mais um passo para otimizar sua atuação,que consiste no combate à evasão escolar de jovens com idade entre 4 e 17 anos. 

O programa APOIA está dando mais um passo para otimizar sua atuação,que consiste no combate à evasão escolar de jovens com idade entre 4 e 17 anos. Nesta terça-feira, 8 de abril, Promotores de Justiça, Conselheiros Tutelares, Servidores Estaduais que atuam nas Gerências Regionais de Educação e representantes das Secretarias Municipais de Educação recebem capacitação.

O treinamento já alcançou 13 cidades da Grande Florianópolis e 37 municipios da região de Chapecó e atingirá, agora, mais regiões catarinenses. Desta vez, ela será oferecida por meio de uma webconferência com transmissão para cerca de 40 diferentes locais em todo o Estado. As Gerências Regionais de Educação organizarão cada ponto que receberá a transmissão.

O evento começa às 14h e conta com a participação de quatro palestrantes. O coordenador do Centro de Apoio da Infância e Juventude (CIJ), Promotor de Justiça Marcelo Wegner, falará do funcionamento do Apoia e da importância do novo sistema para o sucesso do programa. A Servidora Karin Maria Sohlein explicará o funcionamento do novo sistema e seus detalhes técnicos. Além disso, Luiz Gonzaga Freitas Júnior, servidor do CIASC, ministrará a palestra intitulada "A concepção tecnológica do APOIA online na Secretaria de Estado da Educação". Rosemaria Koch Martins, servidora da Secretaria de Estado da Educação, ministrará a palestra "A importância da intersetoralidade para o êxito de Programas como o APOIA".

O fechamento do evento tem ainda um espaço disponibilizado para questionamentos dos participantes.

O que muda no APOIA

As etapas do programa para tentar reinserir jovensnas escolas não passaram por grandes alterações. Entretanto, a partir de agora, serão feitas somente através do sistema online e não mais no formulário de papel como ocorria desde 2001, ano da implementação do programa. Além disso, o Conselho Tutelar teve seuprazode atuação expandido de uma para duas semanas.

Saiba como funciona o APOIA

Fonte: