05.08.2019

Transmissão ao vivo discutirá condutas vedadas e parceria do TRE/SC no processo de escolha dos Conselhos Tutelares

Será possível participar de forma interativa da transmissão online, que acontecerá no dia 12 de agosto, no canal do Youtube do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

O processo de escolha unificado dos membros dos Conselhos Tutelares de Santa Catarina será discutido em uma transmissão online, no dia 12 de agosto, a partir das 13h30, no canal do YouTube do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). A iniciativa é do Grupo de Trabalho Interinstitucional do Conselho Tutelar, coordenado pelo Centro de Apoio da Infância e Juventude (CIJ) do MPSC, e tem como objetivo esclarecer dúvidas e orientar os municípios sobre o processo, que ocorrerá no dia 6 de outubro.

Clique aqui e inscreva-se no canal do MPSC!

Será possível participar da live de forma interativa, fazendo perguntas e pedindo informações por meio dos comentários, desde que o interessado esteja inscrito no canal do YouTube do MPSC. A transmissão será aberta ao público, mas voltada, sobretudo, a membros dos Órgãos Gestores de Assistência Social, dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente, das Comissões Especiais Eleitorais, dos Conselhos Tutelares e das Promotorias de Justiça do estado.

Na transmissão, serão apresentadas informações sobre a utilização de urnas eletrônicas e de lona, as regras para campanha eleitoral, a participação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que prestará suporte nas votações, entre outras. Além disso, serão discutidas questões relativas às condutas vedadas dos candidatos a conselheiros tutelares, e como os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente podem atuar nesses casos. Serão eleitos cerca de 1.500 conselheiros no estado, sendo no mínimo cinco por cidade.

O Coordenador do CIJ, Promotor de Justiça João Luiz de Carvalho Botega, será o representante do MPSC na live , que também contará com a participação de representantes dos demais órgãos que compõem o Grupo de Trabalho - a Federação Catarinense dos Municípios (FECAM), a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) e a Associação Catarinense de Conselheiros Tutelares (ACCT) -, além do TRE.

Saiba mais sobre o processo de escolha no site do TRE .

Projeto de Lei

No início deste ano, o Grupo de Trabalho Interinstitucional do Conselho Tutelar encaminhou aos municípios catarinenses uma minuta de projeto de lei para regulamentar a estrutura e as atribuições dos Conselhos Tutelares, inclusive o processo de escolha de seus membros. A intenção era que as prefeituras, após análise interna, dessem início à discussão nas respectivas Câmaras de Vereadores, com o objetivo de transformar a minuta em lei municipal. Agora, a minuta já se tornou lei na maioria dos municípios.

VEJA COMO FOI A OUTRA LIVE DO MPSC

SAIBA MAIS

Mais de 300 pessoas assistiram à última transmissão ao vivo sobre eleição dos Conselhos Tutelares, que ocorreu no dia 7/3. Na ocasião, os espectadores puderam conhecer a minuta de Projeto de Lei que busca regulamentar os Conselhos Tutelares, além de pedir informações e tirar dúvidas por meio dos comentários.




Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC.