Sentença obtida em ação do MPSC obriga o Legislativo francisquense a dar transparência a discussões do Plano Diretor
Nesta semana, uma sentença proferida pela Justiça catarinense confirmou um pedido do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em uma ação civil pública, para proibir a apresentação de novas emendas ao Projeto de Lei Complementar n. 005/2021, bem como para garantir a devida divulgação da tramitação do processo. O projeto de lei trata do Plano Diretor do município de São Francisco do Sul.
Na decisão da 2ª Vara Cível da Comarca de São Francisco do Sul, o Poder Legislativo municipal fica impedido de submeter à votação emendas que descaracterizem o projeto encaminhado pelo Poder Executivo. Somente poderão ser votadas emendas supressivas, aditivas e modificativas que não foram rejeitadas por nenhum dos estudos técnicos apresentados pelo Executivo ou pelo Legislativo.
O Promotor de Justiça Diogo Luiz Deschamps, titular da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de São Francisco do Sul, destaca que "o intuito desta ação é que a Câmara Municipal adote as medidas necessárias em observância aos princípios constitucionais de participação, controle social e de publicidade pertinentes aos atos referentes à fase legislativa do processo participativo de revisão do Plano Diretor, bem como visando a promover a gestão democrática no processo legislativo".
O Plano Diretor é um projeto elaborado pelo Poder Executivo municipal sobre aspectos físico-territoriais de uma cidade, com a participação da sociedade, para definir os instrumentos de planejamento urbano a fim de reorganizar espaços e garantir a melhoria da qualidade de vida da população.
Deschamps ressalta que "a decisão do Poder Judiciário reforça o posicionamento do Ministério Público, que articula com o Poder Legislativo desde o ano de 2022 as condições para garantir que os debates acerca da atualização do Plano Diretor respeitem os preceitos constitucionais e legais que regem a matéria. Acredita-se que, definidos os limites da atuação legislativa nos debates do Plano Diretor e as linhas gerais da participação popular no processo legislativo, o Projeto de Lei possa avançar, garantindo o equilíbrio entre a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável do Município de São Francisco do Sul".
Relembre o caso
A ação civil pública foi ajuizada pela 3ª Promotoria de Justiça após a instauração do Inquérito Civil n. 06.2023.00001125-0, que apurou a efetiva participação popular na análise da revisão do Plano Diretor ou das normas que alcançam seu núcleo no Legislativo de São Francisco do Sul. Segundo consta na inicial, o procedimento foi instruído com as informações colhidas na Notícia de Fato n. 01.2022.00040676-4 e com a Pesquisa n. 135/2022 do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do MPSC. Após uma série de eventos, incluindo uma reunião com o Presidente da Câmara Municipal e membros da Comissão Especial do Plano Diretor, uma minuta de recomendação foi enviada aos vereadores, a qual foi acolhida por eles. Na sequência, foi elaborada a Recomendação n. 0002/2024/03PJ/SFS para a adoção de medidas necessárias à participação, ao controle social e à publicidade da revisão do Plano Diretor. No entanto, não houve retorno do órgão público e a ação civil pública foi ajuizada.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
18/11/2025MPSC apresenta recurso e garante aumento de pena para réus que mataram dois irmãos em Criciúma
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente