Respeito aos estrangeiros é abordado durante palestra do Cultivando Atitudes em Seara
'Eu achei muito bom, porque nunca ouvi falar sobre o Ministério Público. E eu gostei porque também não sabia muito sobre o bullying, e agora que eu sei, eu sei que não devo praticar bullying com meus amigos e também que devo ser um aluno bom". Esse é o depoimento de Jhonder Alejandro Hernandes Medina, que tem 13 anos, venezuelano e estudante da Escola Municipal Lira Camila Petri, em Seara. Ele faz parte do grupo de 67 alunos, de 11 e 13 anos, que recebeu, na última sexta-feira (27/9), a palestra do Cultivando Atitudes, projeto do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
O Promotor de Justiça Rafael Baltazar Gomes dos Santos explica que os estudantes receberam o conteúdo da palestra com muita atenção. "O programa Cultivando Atitudes tem o objetivo de aproximar o Ministério Público da comunidade escolar. Durante a atividade, conversamos sobre o que é o Ministério Público, a função do Promotor de Justiça, os direitos cuja tutela incumbe ao MPSC, como a proteção do meio ambiente. Também falamos sobre bullying, sobre violência verbal, física, e respeito aos estrangeiros, dentre outros temas", ressalta.
Para Jandrei José Maciel, especialista em Educação e orientador pedagógico da Escola Municipal Lira Camila Petri, a atividade foi importante para debater uma realidade do município: a presença de um número significativo de estrangeiros. Conforme dados do Centro de Atendimento ao Imigrante (CAI), em Seara, estão cadastradas mais de 2,7 mil pessoas de outras nacionalidades. A população do município, de acordo com o censo de 2022, é de 18.620 habitantes.
"A palestra foi muito interessante, porque os alunos participaram e interagiram bastante com o Promotor de Justiça, que tocou em questões bem pertinentes. Ele falou sobre o respeito aos imigrantes, que é uma realidade na nossa escola. Foi bem importante e, com certeza, os alunos vão se lembrar por um bom tempo do que eles escutaram e puderam conversar", enfatiza.
Durante a atividade, os estudantes receberam um kit contendo uma mochila ecológica, um marca-páginas com mensagens do projeto, folders que explicam as atividades do MPSC, um estojo e um lápis-semente. Nos diversos modelos de lápis-semente, estão impressas frases de incentivo à cidadania. Na ponta do lápis, encontram-se sementes de plantas frutíferas, que podem ser plantadas pelos alunos após o uso do material.
Veja mais depoimentos dos alunos:
" Eu aprendi bastante sobre o meio ambiente e também sobre o Ministério Público. Eu aprendi que o meu ambiente deve ser muito preservado e aprendi sobre o projeto de vocês também. Aprendi que o Ministério Público faz coisas boas ." - Pedro Henrique Grolli, 13 anos, 7° ano.
" Eu gostei de aprender sobre o Ministério Público. Que eles ajudam o meio ambiente e os animais. " - Lucas Eduardo Junges, 12 anos, 6° ano.
" Eu achei muito legal o trabalho de vocês e aprendi que também não deve fazer bullying com os colegas, e se eu vir algum idoso ou alguma pessoa maltratando um animal, eu posso fazer uma denúncia. E eu gostei do lápis-semente, porque a gente pode ao mesmo tempo utilizar ele e, depois que a gente pode terminar de utilizar, a gente pode plantar ele ." - Brenda Massi Barufke, 11 anos, 5° ano.
Conheça o Cultivando Atitudes
O programa Cultivando Atitudes foi elaborado para que Promotores de Justiça possam interagir com crianças e adolescentes em sala de aula. A ideiaé promover debates sobre problemas sociais, repassando aos alunos noções de cidadania e informações sobre a atuação do Ministério Público.O Cultivando Atitudes é coordenado pelo Grupo de Valorização da Ética e da Cidadania (GVEC) do MPSC, recentemente reativado pelo Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano.
O grupo tem o propósito de promover a educação e conscientização sobre valores e temas relevantes ao convívio social, além de melhorar a compreensão da população em relação à atuação do Ministério Público catarinense.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC apresenta recurso e garante aumento de pena para réus que mataram dois irmãos em Criciúma
18/11/2025GAECO destaca estratégias de proteção no 2º Seminário de Segurança Escolar
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente