06.05.2016

Público avalia positivamente o ciclo de palestras no Norte do Estado

As cidades de Mafra, Joinville e Itajaí reuniram ao todo mais de 200 pessoas para debater as modificações na legislação eleitoral e esclarecer dúvidas sobre as próximas eleições municipais que acontecem em outubro deste ano.
Post
Durante a semana o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) levou os Seminários Regionais Eleições 2016 para o norte do Estado. O primeiro ciclo de palestras foi recebido positivamente pelos participantes e palestrantes. O coordenador do Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa (CMA), Promotor de Justiça Samuel Dal-Farra Naspolini, está satisfeito com o fechamento destes primeiros encontros. ¿É um evento orientativo, que permite um contato muito próximo entre agente de órgãos de fiscalização e os envolvidos com todo o processo eleitoral. Os debates foram intensos e as dúvidas surgiram principalmente em alguns aspectos da propaganda eleitoral¿, avalia o Promotor de Justiça.

Naspolini reforça o convite para as próximas regiões do Estado. ¿Conseguimos reunir, neste evento, perspectivas plurais a respeito do processo eleitoral, a partir da contribuição de palestrantes que referência no assunto em suas respectivas instituições. Temos mais nove encontros pelo Estado e faremos eventos cada vez melhores com a participação de todos: promotores, juízes, candidatos e partidos políticos, e, acima de tudo, o cidadão eleitor.¿

Post
Os participantes garantem que as palestras foram esclarecedoras e colaborarão com o desenvolvimento das campanhas. O prefeito de Irineópolis, Juliano Pozzi Pereira, foi até Mafra para participar do Seminário. De acordo com o prefeito o ciclo de palestra é o momento ideal para esclarecer dúvidas. "Participei do seminário para ficar informado sobre as mudanças, para que o partido não cometa erros nas candidaturas e que tudo fique dentro da legislação. Aqui estou perto de quem realmente entende da legislação e pode passar as orientações corretas", afirmou o prefeito. Para ele, o Seminário foi muito importante pois "além de todos os esclarecimentos sobre prestação de contas, arrecadação de recursos e outros assuntos, esse evento traz um ótimo nível e palestrantes com informações práticas que auxiliam candidatos e partidos políticos. Foi muito bom", disse.

Post

Em Joinville, o representante de partido político Joacir Siqueira Souza também aprovou a iniciativa do MPSC. "Tem algumas coisas que já conhecemos outras estamos aprendendo, mas é muito importante ter esse contato e recebendo pessoalmente essas orientações", disse. Ele reforçou, ainda, que seria fundamental a participação de todos os representantes de partidos. "Se todos os representantes tivessem consciência de como é importante essas orientações o processo eleitoral seria mais transparente, pois temos que conhecer as leis antes das eleições para poder denunciar irregularidades antes de se elegerem, depois do pleito a comunidade não tem mais o que fazer", justificou.

Post

A advogada Mara Rubia Marques Rodrigues destacou que os Seminários Regionais são esclarecedores nas questões das reformas políticas. "Já estava lendo sobre o assunto mas o evento vem para complementar o conhecimento e tirar todas as dúvidas", afirma.

A Promotora de Justiça de Piçarras Viviane Gastoldon Meira elogiou a dinâmica do evento."¿É um momento esclarecedor e é esta troca de informações entre instituições, políticos e comunidade que faz o processo democrático, precisamos aproveitar todas essas oportunidades para ficarmos informados com esses palestrantes que dominam o assunto", disse.

Post

Os Seminários Regionais Eleições 2016 são uma parceria entre o Ministério Público de Santa Catarina, Ministério Público Federal, Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, Tribunal Regional Eleitoral/Escola Judiciária Eleitoral, Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina/Academia Judicial, Escola da Magistratura e Escola do Ministério Público.



Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC