Procurador de Justiça Paulo Antonio Locatelli defende políticas públicas estruturantes para enfrentar crise climática no Summit Cidades 2025
O Procurador de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) Paulo Antonio Locatelli abriu reflexões importantes no palco Fepese do Summit Cidades 2025, nesta quinta-feira (26/6), ao lado do Procurador-Geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Alexandre Saltz. O evento ocorreu em Florianópolis.
Criador e ex-Presidente do GEDCLIMA - Grupo Especial de Defesa dos Direitos Relacionados a Desastres Socioambientais e Mudanças Climáticas -, Locatelli fez uma análise sobre o papel do Ministério Público no enfrentamento da emergência climática. "A crise climática exige mais do que respostas emergenciais. Ela demanda mudança de comportamento, educação ambiental e compromisso político com o futuro das cidades", afirmou durante a palestra "A atuação do Ministério Público frente às mudanças climáticas".
Durante sua fala, o membro do MPSC defendeu uma atuação proativa, técnica e articulada com políticas públicas sustentáveis e apresentou as principais iniciativas do GEDCLIMA, criado para subsidiar estratégias institucionais e oferecer suporte técnico e jurídico a Promotores e Procuradores de Justiça em casos de desastres socioambientais. Locatelli também citou a importância de decisões judiciais como o acórdão do Superior Tribunal de Justiça (REsp 1782692) que alerta para os riscos de ocupações irregulares em áreas de preservação permanente, como margens de rios, encostas e manguezais.
Antes de encerrar, o Procurador de Justiça ainda defendeu uma abordagem integrada para a política climática, com foco em planejamento urbano sustentável e soluções baseadas na natureza e na restauração de ecossistemas e recuperação de áreas atingidas, além da garantia de segurança em abrigos e apoio a refugiados climáticos.
Locatelli fechou as participações do MPSC no evento deste ano. Antes dele, subiram ao palco a Procuradora-Geral de Justiça, Vanessa Wendhausen Cavallazzi, para falar sobre lideranças femininas e a participação do Ministério Público no desenvolvimento das cidades, e o Conselheiro Nacional do Ministério Público e ex-Procurador-Geral de Justiça Fernando da Silva Comin, que defendeu atenção à primeira infância no desenvolvimento das cidades.
Projeto Céos: inteligência de dados para a sociedade
Exposto no Summit Cidades, o projeto é uma iniciativa inovadora desenvolvida em parceria entre o MPSC e a Universidade Federal de Santa Catarina, com foco no uso de inteligência artificial para o combate à corrupção.
A proposta visa apoiar Promotores de Justiça na investigação de fraudes e irregularidades em processos licitatórios, por meio de soluções tecnológicas capazes de analisar grandes volumes de dados e identificar padrões suspeitos. Ao integrar ciência de dados e atuação institucional, o Céos representa um avanço significativo na modernização das ferramentas de controle e fiscalização no setor público.
Últimas notícias
02/04/2026Recomendação feita pelo MPSC ao Município de São Francisco do Sul visa proteger os animais
01/04/2026Conscientização sobre o autismo: confira ações do MPSC para garantia de direitos
01/04/2026GAECO deflagra Operação Repartição para apurar a prática conhecida como “rachadinha” no litoral norte catarinense
01/04/2026Homem tenta matar vítima com facadas e é condenado por tentativa de homicídio em Jaguaruna
01/04/2026MPSC reestrutura o POA e amplia atuação na regularização de cadeias produtivas
01/04/2026GAECO deflagra Operação Thánatos que apura esquema de corrupção envolvendo servidores da saúde e empresa funerária na Serra catarinense
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste