09.01.2012

Primeiro Alcance do ano é sobre a Ouvidoria do MPSC

O primeiro programa Alcance de 2012 traz o ouvidor do MPSC, o Procurador de Justiça Guido Feuser.  Ele explica como trabalha a Ouvidoria.  Assista também no YouTube.
Muitas vezes, o cidadão deixa de buscar a ajuda do Ministério Público por não saber de que forma agir e a quem recorrer. Para receber as dúvidas, sugestões e denúncias do público, existe um canal específico, a Ouvidoria.  O primeiro programa Alcance de 2012, que estreou neste domingo na TV UFSC, traz o ouvidor do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o Procurador de Justiça Guido Feuser, para esclarecer as principais dúvidas da população sobre a atuação do Promotor de Justiça.
"O papel da ouvidoria é o de receber elogios ou reclamações, oferecer sugestões à própria instituição. Uma das atividades da ouvidoria é orientar a população nos direitos que ela tem." No programa, o ouvidor responde às perguntas do povo e esclarece dúvidas que variam entre as mais básicas, como a função do Ministério Público e quando procurar o Promotor de Justiça, até as mais específicas. Feuser deixa claro que se o cidadão quiser fazer uma denúncia ao MPSC sem se identificar, por medo de represálias, por exemplo, ele pode pedir sigilo. "Se o cidadão tem conhecimento da existência de qualquer irregularidade ou de qualquer ato de corrupção, ele precisa se munir de informações suficientes, trazendo elementos e indícios mínimos para que o Ministério Público possa atuar", esclarece Feuser. O ouvidor também esclarece que denúncias anônimas devem ser feitas em casos excepcionais, sendo fundamental que a pessoa ofereça dados concretos para dar suporte à manifestação.

Ao final do programa, o ouvidor conclama a população a buscar os serviços do Promotor de Justiça que, por lei, é obrigado a destinar duas horas por dia ao atendimento da sociedade. "A cidadania só se exerce com coragem e determinação. Sabemos que temos órgãos e mecanismos para que a população procure. Então, deve-se esgotar isso, sem medo, sem receio, porque somos todos iguais", incentiva, Feuser. Ele alerta que, em caso de dúvidas sobre a quem procurar, o ideal é que se busque primeiro o Ministério Público, para que se possa receber uma orientação.

O Alcance é produzido pela Coordenadoria de Comunicação do Ministério Público de Santa Catarina e é exibido na TV UFSC, canal 15 da NET, com estreia no domingo e reprisado durante todas as semanas. Confira os horários do programa de janeiro de 2012 na tabela abaixo.

Horários de exibição do Alcance de janeiro na TV UFSC ¿ canal 15 da Net/Florianópolis

Dia

Horário

Domingo (08/01)

22h

Segunda-feira (09/01)

meia-noite

Sexta-feira (13/01)

16h15

Sábado (14/01)

06h

Domingo (15/01)

22h

Quinta-feira (19/01)

04h

Sexta-feira (20/01)

16h

Terça-feira (24/01)

04h

Domingo (29/01)

22h




Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social