Premiações e reconhecimento de iniciativas transformadoras em prol da sociedade marcam solenidade do Dia Nacional do Ministério Público
Rádio MPSC
Ouça as falas do Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Paulo Antonio Locatelli e do Promotor de Justiça Alexandre Daura.
Em uma solenidade na tarde desta quinta-feira (12/12) em alusão ao Dia Nacional do Ministério Público (celebrado em 14 de dezembro), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) realizou homenagens, enfatizou e reconheceu iniciativas transformadoras em prol da sociedade e reafirmou seu principal propósito de atuar em defesa da vida.
No evento, que ocorreu no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis, também houve o anúncio do vencedor da 3ª edição do Prêmio José Daura, o qual reconhece e valoriza a atuação inovadora e resolutiva no MPSC. O projeto vencedor desta edição foi "Aprender a Empreender", implementado pelo Promotor de Justiça Mateus Minuzzi Freire da Fontoura Gomes em São Lourenço do Oeste. A iniciativa promove a permanência na escola, bem como a inserção de adolescentes no mercado de trabalho. Leia mais sobre a entrega do prêmio neste portal .
Participaram da cerimônia membros, servidores, assessores, estagiários e convidados representantes dos Poderes e de diversas instituições e entidades. A programação também foi transmitida on-line pelo canal do MPSC no YouTube.
A tarde de celebração começou com a apresentação do grupo Danças Urbanas Mariquinha, que faz parte do projeto Cidades Invisíveis. Em seguida, as autoridades destacaram a inovação, o foco em resultados, os desafios e as perspectivas para o futuro da atuação do MPSC.
Em viagem a Brasília, o Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, foi representado pelo Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Paulo Antonio Locatelli. Em seu discurso, Locatelli fez um relato da trajetória de crescimento do Ministério Público catarinense, hoje presente em 111 comarcas no Estado e com 535 membros, apontando as conquistas e as atuações que tanto alcançam a sociedade por meio da excelência dos serviços prestados. Ele também exaltou os parceiros e as redes que trabalham com a Instituição.
"Não existe uma instituição tão plural, tão transversa, tão multidisciplinar como o Ministério Público. Que possamos cada vez mais atuarmos de forma solidária, interagente, resolutiva. A nossa função é ajudar as pessoas, e que sigamos assim", ressaltou Locatelli.
O Presidente da Associação Catarinense do Ministério Público, Promotor de Justiça Alexandre Estefani, representando o Presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, Tarcísio José Sousa Bonfim, parabenizou a realização e a continuidade do Prêmio José Daura, lembrando que ele já faz parte do calendário de eventos do MPSC e está colhendo frutos em outros Estados. Estefani valorizou a atitude dos integrantes no dia a dia e em todas as regiões de Santa Catarina, em um contexto que legitima e fortalece o trabalho do MPSC.
"O que legitima as nossas lideranças são as ações do dia a dia em cada Promotoria de Justiça, porque o Ministério Público é o que é, tem o respeito que tem pela sociedade e de outros Poderes, não pelo que nós falamos ou porque as suas lideranças falam hoje ou amanhã, mas, sim, pelas atitudes que cada Promotor e Promotora de Justiça desenvolvem", disse.
No espaço de destaque entre as autoridades também estiveram o Corregedor-Geral do MPSC, Procurador de Justiça Fábio Strecker Schmitt, e a Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento e Inovação, Luciana Uller Marin.
Familiares recebem placa em homenagem a José Daura
Durante o evento, o MPSC exibiu um vídeo da trajetória de José Daura e fez uma homenagem aos integrantes de sua família. As filhas Beatrice, Laila, Liana, Jane e Gine e seu neto, o Promotor de Justiça Alexandre Daura Serratine, estiveram presentes e foram chamados ao palco. Eles receberam uma placa do MPSC e um buquê de flores.
"É um dia especial, de comemoração e de muita saudade porque ele nos deixou em outubro desse ano. Então é um dia de reconhecimento, de aplaudi-lo de pé pela carreira vitoriosa que teve no Ministério Público, mas principalmente como exemplo que foi para nós, familiares, como pai, avô, esposo e pessoa que vibrava com as nossas conquistas", relembrou o neto e Promotor de Justiça Alexandre Daura Serratine.
O ex-Procurador-Geral de Justiça José Daura José Daura faleceu em outubro de 2024 aos 103 anos. Ele foi o Promotor de Justiça do processo do linchamento de Chapecó, crime de repercussão mundial que aconteceu em 1950 na cidade do Oeste catarinense.
Antes do anúncio do campeão da 3ª edição do prêmio, também ocorreu um talk show com representantes dos projetos Cidades Invisíveis, Instituto Guga Kuerten e algumas iniciativas premiadas nas edições anteriores do Prêmio José Daura ( leia mais neste portal ).
Últimas notícias
03/10/2025MPSC fortalece combate ao crime organizado com foco em criptoativos e lavagem de dinheiro durante workshop
03/10/2025Entidades trazem ao MPSC preocupação com propostas legislativas que colocam em risco unidades de conservação de Florianópolis
03/10/2025Casal é condenado por tráfico de drogas em ação penal do MPSC
03/10/2025Réu é condenado a 63 anos de prisão por dois homicídios, tentativa de homicídio e corrupção de menores
03/10/2025Condenado em Joinville homem que atentou contra a vida de casal após desentendimento no trânsito
03/10/2025Pedinte que roubou mãe e filha em um parque em Videira e ainda praticou ato libidinoso é condenado em ação penal do MPSC
Mais lidas
03/10/2025Entidades trazem ao MPSC preocupação com propostas legislativas que colocam em risco unidades de conservação de Florianópolis
03/10/2025MPSC fortalece combate ao crime organizado com foco em criptoativos e lavagem de dinheiro durante workshop
03/10/2025Casal é condenado por tráfico de drogas em ação penal do MPSC
03/10/2025Condenado em Joinville homem que atentou contra a vida de casal após desentendimento no trânsito
02/10/2025MPSC assina Pacto pela Excelência pela Educação e reforça protagonismo na indução do ICMS Educação
03/10/2025Réu é condenado a 63 anos de prisão por dois homicídios, tentativa de homicídio e corrupção de menores